Home  > Notícias do Varejo  > Atenção varejista: comércio eletrônico lidera reclamações no Procon Campinas

Atenção varejista: comércio eletrônico lidera reclamações no Procon Campinas

Atenção varejista,

O Procon de Campinas divulgou um levantamento sobre as reclamações virtuais feitas no órgão pelos consumidores no primeiro semestre deste ano. De acordo com a divulgação, foram 8.592 reclamações virtuais no primeiro semestre.

A liderança do segmento de reclamações foi em relação comércio eletrônico. Segundo o órgão, esse crescimento ocorreu devido ao reflexo no aumento no número de compras on-line.

O segundo e terceiro lugares são ocupados pelos bancos e pelo setor de telefonia móvel – que antes da pandemia dividiam a liderança do pódio das reclamações.

O número segue a mesma tendência de 2020, quando foram recebidos 8.919 atendimentos pela internet. Em 2019, foram 5.098 atendimentos do tipo. O comércio eletrônico também foi o campeão de reclamações em 2020, seguido pela telefonia móvel em segundo lugar, e provedores de internet em terceiro. Já em 2019, período pré-pandemia, o setor aparecia em terceiro lugar, sendo o primeiro da telefonia móvel e o segundo dos provedores de internet.

Mudança de perfil

Segundo a diretora do Procon Campinas, Yara Pupo, a pandemia do novo coronavírus levou a uma mudança no perfil de solicitações de atendimento.

“Em 2021 e 2020, os consumidores, além de comprarem mais pela internet, evitando se exporem ao sair de casa para realizar suas compras, também utilizaram o ambiente virtual para registrar suas reclamações com relação às empresas. No Procon de Campinas temos o recurso Procon Digital que é uma ferramenta essencial para que os cidadãos possam solicitar atendimento de maneira simples e rápida pela internet”.

A diretora destaca que essa mudança de comportamento do consumidor de Campinas, optando mais pelo comércio eletrônico, também exige adaptação das empresas.

“Por essa razão, as empresas desse segmento devem procurar aprimorar seus canais de atendimento diante da nova realidade trazida pela pandemia, ou seja, fornecer solução rápida e efetiva no atendimento das demandas dos consumidores”, diz.

Conciliações

As audiências de conciliação voltaram a ser realizadas virtualmente em março de 2021, após suspensão em 2020 em razão da pandemia. Apenas no primeiro semestre já foram realizadas 428 sessões de conciliação neste modo, facilitando o acesso dos cidadãos que não precisam mais se deslocar até uma unidade do Procon para participar de audiências com empresas. As presenciais serão feitas apenas para os casos em que os usuários não tenham acesso à tecnologia ou em que seja imperativo ir pessoalmente.

Procon Digital

O Procon Digital pode ser acessado pelo endereço: https://procon.campinas.sp.gov.br/. Por lá é possível fazer renegociações ou reclamações de empresas. O cadastro de novos usuários é simples, basta informar os documentos pessoais, endereço e contatos. Quem precisar de atendimento presencial, pode procurar as unidades do Agiliza Campinas em Barão Geraldo, Sousas, Ouro Verde, Campo Grande e Nova Aparecida. Confira os endereços em https://procon.campinas.sp.gov.br/atendimento.

Para atendimento nas unidades do Poupatempo Campinas Shopping e no Espaço do Cidadão do Paço Municipal é necessário realizar agendamento prévio pelo site: https://cidadao.campinas.sp.gov.br. Também há um serviço de atendimento e orientação aos consumidores pelo telefone 151 (exclusivo para Campinas) ou (19) 3734-2000 – para ligações de fora da cidade.

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook