Home  > Notícias do Varejo  > Atividade do comércio no país registra alta de 10%

Atividade do comércio no país registra alta de 10%

Os segmentos de material de construção e de móveis, eletroeletrônicos e informática lideram os crescimentos, aponta Serasa

A atividade do comércio registrou expansão de 10,0% no acumulado de janeiro a setembro ante o mesmo período em 2009, segundo o indicador da Serasa Experian divulgado nesta segunda-feira.

Os segmentos de material de construção e de móveis, eletroeletrônicos e informática lideram os crescimentos, com altas de 16,8% e 15,9%, respectivamente. Veículos, motos e peças tiveram acréscimo de 14,6% nos nove primeiros meses do ano.

 Considerando apenas setembro, a atividade do comércio ficou estável em relação ao mês anterior, já descontadas as influências sazonais. Apesar dessa estabilidade, segundo os analistas da Serasa, o resultado confirmou que a atividade varejista voltou a se acelerar no terceiro trimestre após um segundo mais fraco.

O desempenho foi puxado pela alta de 1,0% no movimento dos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas e pelo avanço de 0,6% no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, impulsionados pelas condições de crédito favoráveis.

No sentido oposto, houve recuo de 1,0% no setor de veículos, motos e peças -a segunda queda mensal consecutiva- após a forte elevação de 5,0% observada em julho no confronto com junho.

No comparativo com setembro de 2009, o crescimento de 8,0% do movimento varejista foi puxado pelo segmento de material de construção (17,1%) e móveis, eletroeletrônicos e informática (11,8%).