Home  > Notícias do Varejo  > Aumento da procura por cursos de Moda no Senac Campinas comprova necessidade de mão de obra qualificada na região

Aumento da procura por cursos de Moda no Senac Campinas comprova necessidade de mão de obra qualificada na região

No passado alunos procuravam cursos de Moda por hobby, hoje a profissionalização na área está mais evidente

Diversas pesquisas revelam como o setor de Moda está em ascensão, seja devido ao maior interesse de compradores estrangeiros nas peças produzidas por aqui, ao investimento que os empresários fazem em suas produções para atender o mercado interno e externo e à prosperidade desta indústria como geradora de empregos.

De acordo com a Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o gasto médio familiar do brasileiro com roupas aumentou 42% no período de 2008 e 2009 em comparação com a versão anterior da pesquisa, que é de 2002 e 2003.
Para alimentar este mercado, boa parte da produção sai do pólo têxtil da região de Campinas, formado principalmente pelas cidades de Americana, Santa Bárbara D’Oeste e Nova Odessa. Dados da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) indicam que em 2010 houve crescimento de empregos nos setores industriais da região de Campinas, sendo 3,80% em confecção de artigos do vestuário e acessórios, 0,57% em produtos têxteis e 0,70% em artefatos de couro, artigos para viagem e calçados.
Também segundo a FIESP, na região de Campinas existem 2667 indústrias (incluindo produção de fibras, beneficiamento de tecidos, calçados, vestuário e acessórios) que empregam aproximadamente 76 mil pessoas. A região também tem registradas quase 14 mil lojas de vestuário, calçados e acessórios.

Aumento da procura por qualificação
Com dados e expectativas otimistas do setor, surge cada vez mais a necessidade de se ter mão de obra qualificada para atuar no promissor mundo da moda.

O Senac Campinas, que acompanha de perto toda a movimentação do mercado de moda internacional, no Brasil e também na região de Campinas, vem registrando o aumento da procura pelos cursos de moda de seu portfólio, sobretudo pelos cursos livres, que são mais rápidos e oferecem uma especialização em prazo mais curtos. “As pessoas que procuram nossos cursos livres de Moda ou mesmo o Técnico em Estilismo e Coordenação de Moda querem mais conhecimento e desejam atuar como profissionais na área. Isso mostra a mudança no perfil dos alunos, que no passado faziam os cursos de moda apenas por hobby”, afirma Sandra Amaral, técnica do Senac Campinas.

Segundo ela, a procura pela profissionalização é baseada também na diversificação de atuação que a área propicia. “O profissional de moda não se restringe apenas ao desenho da roupa. Ele pode trabalhar também em negócios de moda, compras e produção, entre outros”, explica.

Os próximos cursos livres de Moda do Senac Campinas estão entre os títulos mais procurados na instituição. São eles: Comprador de Moda, Criação de Moda, Desenho de Moda e História da Moda.
 
Todos estes cursos têm duração entre 24 e 92 horas e são abertos tanto para pessoas que já atuam no mercado de Moda, como também para quem quer adquirir conhecimento para trabalhar na área.

Já o curso Técnico em Estilismo e Coordenação de Moda tem duração média de um ano e meio e prepara o aluno para criar, planejar e acompanhar coleções, realizar pesquisas de moda e de comportamento e atuar nos processos de comercialização e no marketing dos produtos, com grande foco na prática. As próximas turmas estão programadas para o início de 2011.

Mais informações sobre os cursos de Moda do Senac Campinas podem ser obtidas no site www.sp.senac.br/campinas, pelo telefone (19) 2117-0600 ou pelo e-mail campinas@sp.senac.br