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Automação e tecnologia começam a ganhar força no varejo

Tecnologia veio para ficar e ajudar o comerciante a ampliar as vendas. Empresa da região adotou sistema de autoatendimento nos caixas.

enxuto22O futuro chegou ao varejo, pelo menos no que diz respeito à tecnologia que facilita a compra. Quem não gostaria de ir ao supermercado e não precisar enfrentar filas? Passar sozinho os produtos em um caixa em poucos minutos, ou então usar seu smartphone para fazer compras e ao final do dia, chegar em casa e tudo já estar lá? Ou até mesmo, ir a uma loja e finalizar a compra com o vendedor, sem passar pelo caixa.
Esses são processos idealizados por consumidores do varejo. Mas se engana quem pensa que essa tecnologia só existe na Europa ou nos Estados Unidos.

Atentos ao novo perfil dos clientes, varejistas da região de Campinas, estão cada vez mais buscando processos rápidos, acessíveis e cômodos para aplicar em seus estabelecimentos fazendo assim uma transformação no comércio.

“Eles já fazem parte do nosso dia a dia. Ainda não tão espalhado como poderia, mas há estabelecimentos que iniciaram esses processos”, afirmou a gerente de projetos da JN Moura Informática, Cláudia Adati. A empresa é especialista em tecnologia no varejo. “São processos que atraem a clientela e conquistam. Ainda mais em um período de crise econômica com os dados sobre vendas caindo o tempo todo”, afirmou.

No começo do ano em Campinas, a rede de supermercados Enxuto instalou em uma de suas unidades seis caixas de autoatendimento. Nele, o próprio consumidor passa as compras por um leitor de código de barras e efetua o pagamento com cartão de débito ou crédito.

“Pensamos no cliente que precisa de uma parada rápida. A intenção é agilizar o máximo possível”, explicou Márcio Sandolin, gerente de marketing da rede. “Esse é o futuro do comércio que já está presente em nosso dia a dia”, disse Cláudia.

Além de facilidade e agilidade para o cliente, muitos processos facilitam o trabalho do próprio varejista. “Foi-se o tempo que o varejista precisava fechar a loja e ficar horas contando estoque. Hoje temos etiquetas com tecnologia de rádio frequência (RSID), que vem substituir também o código de barras. É só ligar um aparelho que ele vai buscar todas as peças de um estoque”, afirmou.

A especialista lembra que a tecnologia está disponível não só para os grandes varejistas. “Temos soluções acessíveis aos pequenos comerciantes. O importante é não ficar para trás.”

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