Home  > Notícias do Varejo  > BB cria linha de R$ 1 bilhão para financiar tributos de pequenas empresas

BB cria linha de R$ 1 bilhão para financiar tributos de pequenas empresas

O prazo de pagamento pode chegar a até 24 meses, contando com carência de até três meses para a 1ª prestação

O Banco do Brasil anunciou a criação de uma linha de crédito de R$ 1 bilhão para financiar os impostos das micro e pequenas empresas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano. O produto vai atender à demanda dos empresários, principalmente ligados ao comércio, que precisam de recursos para quitar os tributos incidentes logo no início do ano, cujos valores são, na maioria das vezes, mais elevados em função do aquecimento das vendas do Natal.

A linha de crédito oferece taxa de juros a partir de TR (Taxa Referencial) mais 0,96% ao mês. O prazo de pagamento pode chegar a até 24 meses, contando com carência de até três meses para pagar a primeira prestação.

O empréstimo pode ser contratado com garantias reais ou pessoais. No caso da empresa que não conta com garantias suficientes, o BB oferece o Fundo de Garantia de Operações (FGO), que garante até 80% do valor da operação.

As contratações poderão ser realizadas até 31 de março de 2013 ou até o término dos recursos. Para ter acesso ao empréstimo, a empresa precisa ser correntista do BB e possuir cadastro e limite de crédito analisados.

O volume de crédito da ordem de R$ 1 bilhão conta com 50% de recursos do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) e de 50% de conta própria do BB. Essa composição proporciona ao cliente, além de uma taxa de juros mais competitiva, a economia de 50% do valor do IOF, uma vez que o encargo não incide sobre os recursos do Pasep.

A criação da linha faz parte da parceria celebrada entre o Banco do Brasil e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Para o vice-presidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas do BB, Osmar Dias, “a nova solução é lançada em um momento oportuno e supre uma lacuna no fluxo financeiro das empresas. O comerciante realiza suas vendas do final do ano a prazo, levando, no mínimo, até 30 dias para receber os valores. Já os impostos nesse período são, normalmente, mais elevados em função do crescimento das vendas. Assim, com o apoio do Banco do Brasil o empresário obterá os recursos para quitar seus tributos com toda tranquilidade”, diz o executivo.

Fonte: UOL