Home  > Notícias do Varejo  > Dia das Crianças: bicicleta e brinquedos são os presentes com melhor preço

Dia das Crianças: bicicleta e brinquedos são os presentes com melhor preço

Pesquisa realizada pelo SindiVarejista em parceria com a FecomercioSP aponta os itens que tiveram queda nos preços ou abaixo da inflação

Uma pesquisa realizada pelo SindiVarejista de Campinas e Região em parceria com a FecomercioSP apontou que brinquedos e bicicletas estão entre as melhores opções de presentes para o Dia das Crianças, uma vez que os preços se mantiveram estáveis em relação ao ano anterior.

Foto: Fotos Públicas

O levantamento tem como base dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, e aponta que os pais terão muitas opções vantajosas na hora de presentear as crianças. Os preços de itens como bicicleta e brinquedos subiram apenas 0,68% e 1,36% em relação a agosto do ano passado, respectivamente. Para quem busca itens de maior valor agregado, os instrumentos musicais e o microcomputador estão 6,97% e 15,51% mais baratos.

Entre os itens de vestuário, apenas o conjunto infantil apresentou queda nos preços no período (2,36%), enquanto que o preço do agasalho infantil (3,02%), da bermuda e short infantil (2,96%), da camisa/camiseta infantil (2,75%), subiu acima da inflação média. Já a calça comprida infantil e o vestido ficaram apenas 0,5% e 1,08% mais caros que no ano passado.

Além disso, os pais que querem presentear os filhos com atividades de recreação também vão encontrar preços mais baixos que no ano passado. O ingresso para jogos, por exemplo, está 12,13% mais barato. Já o cinema ficou 6,49% mais caro. Outras opções são os CDs e DVDs cujos preços recuaram 1,82% e os livros que ficaram 4,27% mais caros.

É importante ressaltar que o conjunto de variáveis econômicas que afetam a decisão de compra melhorou significativamente se comparado ao mesmo período do ano passado. O principal motivo é a inflação que, até outubro de 2016, no acumulado de 12 meses, estava em 7,9%. Já para outubro deste ano, a estimativa é que esta variação esteja próxima a 2,5%. “Esta rápida queda dos preços permite um ganho no poder de compra das famílias”, afirma a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito.

Vendas devem subir no Dia das Crianças

A pesquisa também aponta que as vendas do Dia das Crianças tendem a acompanhar o bom desempenho recente de outras datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais. A previsão é que as vendas cresçam, em outubro, 8% na comparação com o mesmo mês de 2016.

“Essa elevação no total nas vendas do mês é um pouco superior à média que o varejo vem mostrando até junho, mas tem um ponto importante para analisar. Em outubro do ano passado foi o único mês do segundo semestre em que as vendas caíram e chegou a menos 1%. Ou seja, esse bom desempenho tem a colaboração de uma base menor de comparação”, acrescenta Sanae.

Isso vale também para algumas atividades. As vendas de veículos, por exemplo, tendem a crescer 16%. No entanto, o setor vem de uma queda de 23% em outubro de 2016. O mesmo acontece com eletrodomésticos e eletrônicos que, seguindo a projeção, devem mostrar alta de 14%.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)

Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560 / (19) 99961-4520 / (19) 99641-6432

bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br