Home  > Notícias do Varejo  > Cadastro Positivo pode ajudar varejista e cliente. Veja aqui como fazer

Cadastro Positivo pode ajudar varejista e cliente. Veja aqui como fazer

Entrou em vigor no mês de agosto o Cadastro Positivo de bons pagadores. Por meio dele, consumidores que pagam suas contas em dia poderão pedir sua inclusão em um banco de dados nacional que ficará disponível para consulta do mercado. Com o nome incluído, o consumidor terá mais chances de negociar menores taxas e prazos […]

Entrou em vigor no mês de agosto o Cadastro Positivo de bons pagadores. Por meio dele, consumidores que pagam suas contas em dia poderão pedir sua inclusão em um banco de dados nacional que ficará disponível para consulta do mercado. Com o nome incluído, o consumidor terá mais chances de negociar menores taxas e prazos mais longos quando for pedir empréstimo em uma instituição financeira ou fazer o financiamento de um bem, por exemplo.

Para o comércio, o programa deve alavancar as vendas já que por meio de uma avaliação de crédito mais rápida, segura e eficaz, reduzirá a inadimplência, o risco das operações de crédito e, consequentemente, as taxas de juros poderão ser melhores.

Ainda é cedo para saber se vai dar certo, mas se for para ajudar a dar certeza do pagamento, com certeza vai ser bom”, afirmou a comerciante Maria Eduarda Silva. A inclusão do nome é opcional. Os consumidores que
queiram fazer parte do Cadastro Positivo deverão preencher um formulário e encaminhar à empresa que tem o banco de dados de forma física ou eletrônica. O documento dará autorização para o compartilhamento das informações para as instituições financeiras que comprovem que estão acessando para uma análise de risco de crédito ao consumidor.

A diretora do Procon de Campinas, Lúcia Helena Magalhães, faz ressalvas quanto ao novo programa. Para ela não há garantias de que os juros irão abaixar e poderão beneficiar os interessados. “Além disso, o que podemos levantar é que a pessoa que tem seu nome negativado por um erro ou engano será prejudicado, porque estará inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC etc.”, disse.

Consulte o site http://www.cadastropositivoserasa.com.br.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br