Home  > Notícias do Varejo  > Câmara vota em Campinas projeto que cria caixa especial para usário de sacola ecológica

Câmara vota em Campinas projeto que cria caixa especial para usário de sacola ecológica

Matéria do portal Cosmo On Line sobre projeto de autoria do vereador Vicente Carvalho (PV), que passou em primeira discussão há cerca de um mês

(Fonte: Cosmo On Line)

O projeto de lei que autoriza o uso dos caixas de atendimento exclusivo por consumidores que utilizam sacolas ecológicas em supermercados entra em segunda discussão e votação (mérito) nesta quarta-feira (08/09) na sessão Câmara de Campinas. O projeto, de autoria do vereador Vicente Carvalho (PV), passou em primeira discussão (legalidade) há cerca de um mês. Se aprovado, ele segue para análise do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), que decidirá quanto à sua sanção ou não.

No texto do projeto, os consumidores que usarem as sacolas confeccionadas com material reciclável — dispensando assim o uso de sacolas de plástico — podem utilizar os caixas que hoje são voltados exclusivamente para deficientes físicos, idosos, doadores de sangue, mulheres grávidas e com crianças de colo. “É uma forma de incentivar e conscientizar as pessoas quanto à necessidade de abandonar o costume de usar apenas as sacolas plásticas, que fazem mal ao meio ambiente. E passar a utilizar as retornáveis”, explicou o vereador.

A iniciativa do parlamentar se espelhou no modelo usado no Canadá, que conseguiu incentivar os consumidores a utilizarem as sacolas ecológicas desta forma. “A adaptação vem com o tempo. Os supermercados grandes têm ao menos três caixas destinados para o atendimento exclusivo. E nenhum consumidor gosta de enfrentar filas na hora de pagar. Com essas sacolas, é uma forma de agilizar o tempo e assim preservar o meio ambiente. Com o tempo, vai se tornar um hábito.”

O projeto ganhou uma emenda que prevê que o benefício do uso dos caixas exclusivos seja estendido para consumidores que estiverem utilizando carrinhos de feira, dispensando assim o uso das sacolas não recicláveis. 
(Luciana Felix/Agência Anhanguera de Notícias)