Home  > Notícias do Varejo  > Campinas forma primeira turma de jovens do Pronatec de 2013

Campinas forma primeira turma de jovens do Pronatec de 2013

Formatura de 1 mil jovens teve presença de políticos, ministros e da presidente Dilma. A presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, também participou do evento

Cerca de 1 mil formandos receberam o certificado de conclusão de curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na tarde da última quinta-feira, dia 29, em Campinas. A cerimônia de formatura contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, do ministro da Educação Aloizio Mercadante e do prefeito de Campinas, Jonas Donizette.

Participaram também da cerimônia representantes do Senac, Senai e Senat, institutos de ensino que ministraram os cursos, secretários municipais, deputados federais e demais autoridades. A presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, também participou da formatura como conselheira do Senac.

“Tenho orgulho de ver esses jovens em busca de uma formação profissional. O mais interessante é que esses alunos terminam seus cursos e continuam em busca de outros. Isso mostra um aprimoramento continuado. É disso que precisamos. O correto é nunca parar de estudar. Temo que sempre buscar conhecimento”, afirmou Sanae.

Formatura

O prefeito Jonas Donizette aproveitou o discurso de formatura para anunciar que vai disponibilizar mais cem vagas nas áreas de hotelaria, turismo e serviços no Pronatec. “A Prefeitura está se incorporando ao Pronatec por intermédio do Ceprocamp. Para nós é muito importante dar um horizonte e oportunidade de trabalho qualificado para a nossa juventude.”

Em seu discurso, a presidente Dilma parabenizou os formandos pelo momento especial que estão vivendo e ressaltou a importância da vontade e do empenho de cada um para os estudos. “Tem três fatores que explicam o sucesso do Pronatec. Primeiro é a qualidade do curso, depois vem a diversidade de cursos que amplia o leque para que as pessoas se encaixem, e por último mas muito importante é a vontade e o empenho do cidadão para estudar”, comentou a presidente.

Pronatec

O Pronatec atende os moradores do município, com idade entre 16 e 59 anos, com renda familiar de até três salários mínimos ou meio salário mínimo per capita. É um programa do governo federal de formação profissional que visa capacitar essa população com intermediação direta ao mercado de trabalho, pois ao concluir o curso, o cidadão é automaticamente inscrito no Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Os cursos são ministrados pelo Senai, Senac e Senat. São mais de 40 módulos para atendimento a diferentes áreas do mercado de trabalho do município e região, como capacitações para a indústria, comércio, serviços, alimentação, construção civil e do modal do transporte rodoviário.

Assim que os alunos concluem a capacitação, recebem Certificado de Conclusão e são inseridos no Sistema Nacional de Emprego (Sine), visando o encaminhamento dos mesmos para as vagas de trabalho existentes em Campinas e Região Metropolitana (RMC).

Os dados de empregabilidade referente aos concluintes do Pronatec são muito positivos. Segundo análises realizadas pelo CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador) por meio do Sine, cerca de 30% dos concluintes de Campinas conquistam uma vaga de emprego logo nos três primeiros meses após a conclusão do curso. Porém, a empregabilidade é ainda mais expressiva considerando que muitos cursos são de aperfeiçoamento de autônomos, como: manicure, costureira, pedreiro, entre outros.

Todo o processo de inscrições e encaminhamento dos interessados é conduzido pela Prefeitura de Campinas. A proposta envolve várias áreas e exige um trabalho integrado e articulado entre as diferentes políticas públicas de educação, assistência social e de trabalho e emprego. Estão envolvidas as secretarias municipais de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS), Educação (SME) e Trabalho e Renda (SMTR) com ações distintas.

A Assistência Social é responsável pela busca ativa da população identificando o público no território por intermédio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e das entidades socioassistenciais.

A secretaria de Trabalho e Renda faz o levantamento das demandas juntos às empresas instaladas no município quanto à necessidade de qualifica&cceccedil;ão de mão de obra. Depois que os alunos concluem o curso, a Pasta faz a intermediação para colocação desse pessoal no mercado de trabalho, encaminhando os candidatos para as vagas de emprego existentes em Campinas e na RMC.

À Educação cabe o reforço desse trabalho com a inserção ou reinserção desse público no ensino formal para suprir , quando necessário, a defasagem pedagógica.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Campinas e Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br e