Home  > Notícias do Varejo  > Campinas tem terceiro mês de queda nas vendas e comércio vê saída no 13º

Campinas tem terceiro mês de queda nas vendas e comércio vê saída no 13º

Benefício trabalhista deve injetar R$ 1,2 bilhão na economia. Após recuo sequencial, compras de fim de ano devem ser menores em 2014

G1 Campinas

Um balanço realizado pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) revela que outubro foi o terceiro mês consecutivo de queda em vendas no comércio. Para alavancar as compras, a entidade aposta no 13º salário que, estima-se, a partir da segunda quinzena, deva injetar R$ 1,2 bilhão na economia da cidade e R$ 2,8 bilhões na região metropolitana.

De acordo com a Acic, se comparado com o mesmo período do ano anterior, outubro apresentou uma redução nas vendas de 0,86%. O recuo foi inferior aos dois anteriores, que foram de 4,06% em setembro e 5,5% em agosto.

De acordo com o economista da Acic Laerte Martins, embora o 13º salário deva melhorar o quadro, numericamente, as vendas devem ficar abaixo das registradas nos últimos anos. A expectativa é de que as vendas cresçam nesse final de ano no máximo 5%, metade do que tem sido registrado nos últimos anos.

Poder de compra

Para o economista da Acic, a explicação nas quedas sequenciais está na redução do poder de compra do consumidor. “Você teve nesses três meses uma certa desaceleração da economia como um todo, com inflação subindo e poder de compra baixando. Isso tudo fez com que o campineiro fosse às compras com menor volúpia”, afirmou.

Nas ruas, o discurso da população segue a mesma linha. “Nosso poder aquisitivo está muito baixo. Em relação ao nosso pagamento, é baixo demais para poder comprar no comércio”, reclamou a auxiliar infantil Roseli Serra.

Em uma sapataria do Centro, a gerência calcula queda nas vendas de 10% nos últimos meses. Segundo a gerente Fabiana Carvalho, eles tiveram que antecipar as promoções para evitar prejuízos. “A gente antecipou decoração de natal e algumas ofertas para que as vendas aconteçam e a gente consiga atingir as metas”, relatou.

G1 Campinas