Carnaval deve aumentar em 8% o faturamento do comércio na região

12 . fev . 2020 Print This Article

A poucos dias do Carnaval, os lojistas estão com expectativa positiva em relação às vendas neste período. Segundo levantamento do SindiVarejista de Campinas e Região em parceria com a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), a previsão é que o faturamento do comércio na região de Campinas aumente em até 8% em fevereiro em comparação com o ano anterior.

O crescimento no período deverá atingir principalmente quatro setores do varejo: lojas de vestuário e calçados, supermercados, farmácias e de autopeças e acessórios. No ano passado esses quatro segmentos juntos faturaram R$ 2,3 bilhões na região. O Carnaval deste ano ocorre entre os dias 22 e 25 de fevereiro.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura

“Essas atividades são as mais relevantes no período de Carnaval e as que mais lucram. Vale lembrar que estamos partindo de um cenário fraco, com a crise nos últimos anos, e em recuperação econômica ainda. Mas o fato importante é que temos uma tendência positiva, com consumidores mais seguros em relação ao emprego e renda, com mais disponibilidade no crédito e tudo isso faz com que o consumidor gaste mais”, explicou a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito.

Entre os quatro segmentos destacados no período, o que costuma faturar mais é o setor de supermercados, principalmente por conta da venda de bebidas e carnes para churrasco. “A expectativa é positiva apesar do aumento do preço da carne no ano passado. No entanto, acreditamos que o consumo de bebidas segue na liderança estimulado pelas confraternizações e participação em atividades de rua. No mais, outros setores também costumam vender neste período, como roupas e acessórios personalizados para a folia”, explicou Sanae. Já o aumento no setor de autopeças e acessórios é estimulado pelas viagens realizadas por famílias e amigos neste período.

A presidente acredita que o Carnaval deste ano será um bom termômetro pra economia regional. “Com a economia melhorando é sinal positivo para o varejista se programar para as próximas datas comemorativas e assim projetar da melhor forma seu estoque”, afirmou.


Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Instagram,  Facebook e Linkedin

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

TAG
campinas carnaval comércio faturamento vendas
CATEGORIAS
Releases SindiVarejista