Home  > Notícias do Varejo  > Cervejas e refrigerantes ficarão 10% mais caros com mudança na tributação

Cervejas e refrigerantes ficarão 10% mais caros com mudança na tributação

O aumento de 10% nos preços de refrigerante, cerveja, água, isotônicos e energéticos, previsto para este mês, deverá pesar no bolso do consumidor nas próximas semanas.

Segundo o vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Omar Abdul Assaf, muitos estabelecimentos ainda trabalham com estoques adquiridos antes da mudança do modelo de tributação anunciada.

“Nesta época do ano há uma diminuição no consumo, por causa do tempo mais frio. E, como todo mundo quer fazer vendas, as lojas acabam negociando promoções. Acredito que o aumento chegue realmente a partir de junho”.

Por enquanto, o clima é de expectativa e pouca informação entre os comerciantes e consumidores. “Ainda não veio aumento para nós. E, dependendo do que vier, vamos analisar quanto será repassado”, afirmou Licínio Henriques Figueiredo, dono de um comércio em São Vicente.

Para o economista Hélio Hallite, o consumidor deve pesquisar. “Ele deve ficar atento às promoções. Sem dúvida, o aumento neste setor impacta o orçamento”.

Aumento

O reajuste nos preços das bebidas vai ocorrer por conta de uma alteração no sistema de tributação federal desses produtos. Os fabricantes já estão pagando 10% mais nos impostos e devem repassar esse ônus para o consumidor.

Fonte: Tribuna