Home  > Notícias do Varejo  > Comerciante comece já a planejar as vendas do Dia dos Namorados

Comerciante comece já a planejar as vendas do Dia dos Namorados

SindiVarejista preparou dicas sobre como aproveitar a data; sugestões serão divulgadas nas próximas três semanas. Confira a primeira!

Passado o Dia das Mães, o momento agora é de pensar nas vendas do Dia dos Namorados e o comerciante já deve se preparar para oferecer atraentes opções aos clientes e garantir um bom faturamento. Essa é a terceira melhor data para o varejo, à frente do Dia dos Pais.

Em um ano com pouco otimismo na economia, a dica é investir em kits promocionais, fidelização dos clientes e, claro, oferecer produtos com preços mais baixos sem perder a qualidade e beleza que o momento sugere.

A consultora de marketing do Sebrae, Taís Camargo, afirma que os consumidores deverão procurar as “lembrancinhas” – presentes mais baratos -, mas alerta que isso  não impede que o varejista tenha um bom resultado nas vendas. Por isso, afirma que  o comércio deve começar a se planejar agora.

“O comerciante tem que trabalhar com calendário e planejamento. Agora é hora de oferecer um diferencial, produtos atraentes, ofertas vantajosas”, disse.

Curso de Vitrine no Varejo do Sebrae será no SindiVarejista dia 02. Participe!

A presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, também avalia que o comerciante poderá ter bons resultados se aproveitar as oportunidades, mesmo com cenário pouco favorável. “Mesmo querendo gastar menos, o consumidor não deixará de comprar. Por isso, o comerciante tem que usar a criatividade e inovar”, afirmou.

Para ajudar você, comerciante, a obter os melhores resultados com a data, nas próximas semanas o SindiVarejista irá apresentar algumas dicas de como aproveitar  essa comemoração, com apoio de uma cartilha elaborada pelo Sebrae.

Confira aqui algumas sugestões que já podem ser aplicadas em sua loja:

PLANEJE-SE
É indispensável que o planejamento da campanha do Dia dos Namorados seja feito com tempo hábil para que o lojista consiga enviar suas ofertas aos clientes.  Além disso, é preciso ter em mente que o processo logístico de entrega dos pedidos em datas comemorativas deve ser trabalhado com prazos reais.

PROVOQUE COMPARTILHAMENTO
Uma das maneiras mais simples de ampliar a divulgação de sua loja é fazer com que seus clientes compartilhem as informações na internet. Pense no desenvolvimento de técnicas que motivem seus consumidores digitais a compartilharem e-mails recebidos, promoções, condições, etc. Fique de olho na segmentação: cada data comemorativa tem um público específico e é bom se direcionar a ele.

TRABALHE INTERAÇÃO E INDIVIDUALIDADE
Mais do que simplesmente vender em datas comemorativas é interessante enviar aos consumidores virtuais, informativos e cartões parabenizando-os com a data, valendo-se da individualização e garantindo mais fidelidade. Vá para a rua, faça panfletagem e promova sua loja virtual. Sugira pelos canais de comunicação, listas de produtos que agradam a namorados e podem auxiliar na escolha do presente. Mostre ao seu potencial cliente e que sua loja virtual está se preparando para a chegada da data. Tudo isso pode ser feito com o envio de e-mail marketing e pelas mídias sociais.

CUIDE DO RETORNO
A cada campanha, é preciso mensurar os resultados. Dessa forma, é possível saber o que deu retorno às ações, quais ferramentas precisam ser melhoradas para um resultado mais eficaz e quais recursos podem ser aproveitados nas próximas datas comemorativas.

A próxima matéria com mais dicas será publicada na próxima semana!


Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br) 
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560 
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br