Home  > Notícias do Varejo  > Comerciante deve se planejar para 2º semestre; confira as datas comemorativas

Comerciante deve se planejar para 2º semestre; confira as datas comemorativas

Confira lista com o calendário do setor para auxiliar no planejamento com o objetivo de aumentar as vendas nesses próximos meses

Ao fim do primeiro semestre do ano, os indicadores demonstram um cenário muito desfavorável para a economia brasileira em 2015. O empresário do comércio já deve se preparar para os próximos seis meses, que serão ainda mais desafiadores e cheios de incertezas.

Para tentar minimizar os efeitos do baixo crescimento econômico e da desconfiança do consumidor, o comerciante deve observar o que foi realizado até agora e identificar pontos estratégicos que merecem mais cuidado para o segundo semestre do ano.

Para contribuir com esse planejamento, a FecomercioSP reuniu informações sobre os principais feriados e acontecimentos tradicionais de cada mês, além de datas comemorativas consideradas boas oportunidades para impulsionar as vendas.

Julho
No mês de julho, época das férias escolares, o comércio na cidade deve ficar mais preocupado com a saída de turistas. Nessa época, os gastos com lazer se intensificam. Esse é um bom momento para rever o planejamento e traçar metas mais desafiadoras para os meses seguintes.

Agosto
Em agosto, o Dia dos Pais movimenta o comércio, embora com menor apelo comercial se comparado ao Dia das Mães. O comerciante deve dar atenção especial à oferta de produtos direcionados ao público masculino.

Setembro
No mês da Independência do Brasil, feriado de 7 de setembro, começa a primavera. Nessa época, quando as vitrines ficam mais coloridas, os vendedores de lojas de vestuário devem ser bem treinados para oferecer um bom atendimento e orientar os consumidores sobre as tendências da estação.

Outubro
No mês das crianças, além das vendas de brinquedos, as lojas de departamentos e de vestuário infantil também devem apresentar aquecimento. As lojas de eletrônicos devem aproveitar o interesse cada vez maior das crianças por tecnologia para destacar produtos adequados. Já começa nessa época a seleção para a contratação de trabalhadores temporários para o Natal.

Novembro
No mês de novembro começam os preparativos para as vendas de Natal. É importante que o comerciante fique atento ao estoque, à decoração de vitrines, ao planejamento e à divulgação de promoções. Vale lembrar que neste mês o consumidor recebe a primeira parcela do 13º salário e pode antecipar as compras.

Dezembro
No mês dezembro, o comércio tem a melhor data de vendas do ano e apresenta um crescimento sazonal de 30% nas vendas em relação ao mês de novembro. Em função do 13º salário e das festas de final de ano, os consumidores tendem a comprar presentes de maior valor. O comerciante deve preparar sua equipe para manter o bom atendimento diante do aumento no fluxo de clientes. Como o horário do comércio é estendido nessa época, os vendedores passam a trabalhar em horários especiais e devem ser estimulados com o pagamento de bônus e outros incentivos, o que pode melhorar os resultados.Segue quadro abaixo com datas comemorativas.

Fonte: FecomercioSP