Home  > Notícias do Varejo  > Comerciantes ajudam entidades com doação de Nota Fiscal

Comerciantes ajudam entidades com doação de Nota Fiscal

Ação devolve 30% do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) recolhido pelos estabelecimentos comerciais e repassa para essas instituições

Criada para incentivar o consumidor a exigir na hora da compra o documento fiscal, a Nota Fiscal Paulista (NFP) pode beneficiar, além de pessoas físicas e jurídicas, muitas entidades sociais. A ação devolve 30% do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) recolhido pelos estabelecimentos comerciais e repassa para as entidades. Alguns comércios de Campinas já perceberam e passaram a colocar à disposição de seus clientes a opção de doar a nota fiscal para determinadas instituições.

Um desses estabelecimentos é a loja de produtos infantis One Store localizada no Distrito de Barão Geraldo. Há mais de um ano a empresária e proprietária da loja, Luciane Totoli, percebeu que poderia ajudar e incentivar mais pessoas a fazerem o bem ao próximo e procurou o Centro Boldrini para oferecer a doação dos cupons que iam para o lixo.

“Muita gente não cadastra o CPF na nota. Apenas 30% dos meus clientes pedem para colocar. Como costumo frequentar supermercados vi que eles já faziam essa doação. Conversei para saber como faziam e procurei o Centro Boldrini”, afirmou.

Ela contou que fez a ligação para o 0800 do hospital e foi orientada de como fazer. “No caso do Boldrini, eles passam recolhendo as notas nos locais, mas quis fazer algo a mais e resolvi me cadastrar para fazer a digitação dessas notas para eles. Mas quem quiser ajudar e só ligar na instituição que conhece e conversar, é simples. A maioria passa recolhendo para fazer a digitação”, disse a empresária. 

Ela contou que muitos clientes já sabem que a loja é parceira do Centro e passaram a deixar no local notas de outros estabelecimentos. “Criamos uma corrente de ajuda. Muita gente deixa aqui suas notas e repassamos para o Boldrini. Acredito ser uma forma grande de ajudar, porque esse dinheiro vai para o bolso do governo em caso de não cadastro. Imagina se todos fizessem isso poderíamos colaborar com muitas outras instituições que poderiam receber esses valores”, disse ela.

A One Store fica na Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, nº 1.425.

O que é Nota Fiscal Paulista?

É um programa de estimulo à cidadania fiscal no Estado de São Paulo, que tem por objetivo estimular os consumidores a exigirem a entrega do documento fiscal na hora da compra. Além disso, visa gerar créditos aos consumidores, os cidadãos e as empresas do Estado. 

Para isso, basta o consumidor solicitar o documento fiscal no ato da compra e informar o seu CPF ou CNPJ.
Os estabelecimentos comerciais enviarão periodicamente essas informações para a Secretaria da Fazenda, que calculará o crédito do consumidor. 

Esse crédito poderá ser utilizado pelo consumidor de diversas formas, tais como redução do valor do IPVA, crédito em conta corrente, depósito em cartão de crédito, ou mesmo transferido para outra pessoa física.

Leia mais aqui

Fonte:

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ;
luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br