Home  > Notícias do Varejo  > Comerciantes devem retirar os caixas eletrônicos das lojas

Comerciantes devem retirar os caixas eletrônicos das lojas

Recomendação se deve aos mais de 220 ataques a caixas eletônicas ocorridos desde fevereiro em todo o Estado de São Paulo

O presidente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), Rogério Amato, orientou pequenos comerciantes a retirar os caixas eletrônicos de dentro das lojas por conta da onda de explosões e furtos de dinheiro das máquinas. "Eu acho que o sujeito tem de fazer a opção entre a segurança e o conforto ao cliente. Quando a segurança fica comprometida, tem de abrir mão do conforto&qquot;, disse ontem.

Segundo  ele, desde fevereiro já são mais de 220 ataques a caixas eletrônicos no Estado. Amato diz que a tendência é que farmácias, postos de gasolina, lojas de rua e pequenos supermercados acabem retirando os caixas. Caso a onda continue, diz ele, mesmo grandes mercados podem retirar as máquinas.

O presidente da associação exemplifica o medo dos comerciantes dizendo que muitos passaram a cobrir os caixas com lonas pretas para chamar menos atenção.

Febraban

Febraban (Federação Brasileira de Bancos) estuda medidas para coibir as explosões em caixas eletrônicos. A entidade se reuniu na tarde de ontem com representantes do Banco Central para discutir a regulamentação de um sistema de retenção de notas danificadas na explosão por mecanismos antifurto.

Alguns bancos já têm tomado medidas para invalidar as cédulas roubadas, por meio de uma tinta que mancha o dinheiro. A Febraban informa que as notas manchadas têm o mesmo tratamento dado às falsificadas. O banco retém a cédula, identifica o portador e a encaminha para análise do Banco Central. Um cidadão ou comerciante pode recusar recebê-las. As notas, porém, não perdem seu valor, informa a federação.