Home  > Notícias do Varejo  > Comerciantes se unem e fazem campanha nas redes sociais para Páscoa

Comerciantes se unem e fazem campanha nas redes sociais para Páscoa

Vendedores da cidade começaram campanhas on-line e no boca a boca para vender os produtos o mais rápido possível

Comerciantes de Campinas que estavam preparados para abastecer os lares da cidade com bacalhau e muito chocolate para a Páscoa, comemorada no próximo domingo dia 8, estão apreensivos com o estoque, uma vez que a data comemorativa está chegando e, por conta do isolamento social pedido para evitar a transmissão novo coronavírus, as vendas estão cada dia menores.

Pensando nisso, vendedores da cidade começaram campanhas on-line e no boca a boca para vender os produtos o mais rápido possível, uma vez que são perecíveis.

Um deles é o comerciante Jorge Shirassawa, de 68 anos. Na verdade, idoso e avesso às redes sociais, ele pediu ajuda à família. Eles têm uma banca de pescados no Mercadão de Campinas desde 1943 e estão com medo de perder as famosas bandejinhas de bacalhau que o comerciante prepara todos os anos.

Para evitar prejuízo e também quitar dívidas de cinco anos de mais de R$ 100 mil que acumularam com o aumento do ICMS sobre o produto e cobradas de forma retroativa no ano passado, os Shirassawa lançaram uma campanha on-line. Mal sabiam que o post ia viralizar.

“Nunca imaginei, porque postei e em menos de 24 horas recebi pedidos da cidade toda e até de São Paulo. A ideia era fazer uma venda da família a amigos. Mas agora tem gente que não conheço, de outros Estados”, contou a filha de Shirassawa, a gente comercial Camilla, de 36 anos.

Ela falou que colocou toda a família para trabalhar e ajudar na produção das bandejinhas e também na entrega. Outra possibilidade é buscá-las no próprio Mercadão, que durante a quarentena ainda funciona das 7h às 15h. “O cliente não precisa sair do carro, pois o estacionamento dá direito a 20 minutos gratuitos. É como se fosse um drive-thru”, disse ela.

O pai, Jorge, está feliz com a repercussão da campanha. “Ele não tem celular e não sabe o que é Instagram, WhatsApp, Facebook. Então eu e meus primos nos juntamos para ajudar”, disse Camilla. Além das bandejinhas de bacalhau, a banca dos Shirassawa também vendem bandejinhas com o kit feijoada.

“Meu pai acorda muito cedo, às 3h30. Porque essa é a rotina dele, sempre foi. Ele ama o que ele faz, é uma satisfação estar no mercado. Faz com paixão. Ele arruma a banca, fica arrumando as bandejinhas. É muito fofo”, contou a filha.

A banca vende o kg de bacalhau a partir de R$ 45 – tem diferentes tipos. Já a bandeja de feijoada custa a partir de R$ 18. O preço pode aumentar caso o cliente escolha mais ingredientes. O telefone para pedidos para retirar ou entrega é o (19) 3236-1783.

SOBREMESA

Depois do prato principal, ou até antes, é de lei comer um ovo de Páscoa ou um chocolate. Para isso, as lojas que vendem o produto também tinham se preparado para a venda da data, que neste ano será do dia 10 ao dia 12 de abril.

Uma dessas comerciantes é a Jacqueline Curti, de 33 anos. Ela tem uma franquia de lojas de chocolate na Avenida Benjamin Constant. Para alavancar as vendas, criou a promoção “leve 3 e pague 2”.

Ela conta que a Páscoa é o mês mais importante do ano para as chocolaterias, pois sustenta muitos dos outros meses do ano. “Nossas compras de Páscoa são feitas em agosto do ano anterior e a expectativa era de um mercado aquecido”, disse.

Por isso, para vender esses produtos, começou a venda pelo delivery e também pelo Whatsapp (19) 98920-8119. “A expectativa é que na semana que precede a Páscoa os pedidos por delivery se intensifiquem, mas o cenário ainda é muito incerto”, disse.

Outra loja de chocolates, no Cambuí, que também precisou fechar as portas por conta da quarentena, lançou uma campanha pelo aplicativo de mensagens, com 30% de desconto, além de entrega a domicílio.

Segundo o proprietário Fábio Ruzene Rodrigues, 35 anos, a situação da quarentena pegou o comércio de surpresa, por conta da gravidade. “O que mais nos preocupa são os funcionários. Porque a gente nasceu do princípio de empregar mulheres e mães, principalmente solteiras. Essa parte humana é a que mais preocupa. Não queremos mandar embora ninguém. Então estamos fazendo boca a boca, mandando catálogo”, disse.

No entanto, três funcionárias temporárias que foram contratadas justamente para Páscoa tiveram que ser dispensadas. “A gente tenta aproveitar, quando encontramos uma pessoa boa, queremos agregar para o time. Mas quando limitou o espaço, tivemos que dispensá-las. Na fábrica e do quadro de funcionários efetivo, pelo menos, não dispensamos ninguém”, disse.

Os pedidos podem ser feitos pelo telefone e têm taxa de entrega de R$ 10. A entrega é grátis para compras acima de R$ 100. As vendas podem ser pedidas pelo telefone, que também tem WhatsApp (19) 98117-9391.

Fonte: ACidade ON Campinas