Home  > Notícias do Varejo  > Comércio cresce e economia respira

Comércio cresce e economia respira

Entre os oito setores analisados pelo IBGE, seis tiveram alta. Desempenho no mês de agosto está associado ao arrefecimento da inflação e aumento do consumo

O comércio varejista teve crescimento de 0,9% no volume de vendas de julho para agosto e registrou a sexta alta consecutiva. Também houve aumento de 1,2% na receita no mesmo período. Os dados da Pesquisa Mensal de Comércio foram divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O desempenho positivo do comércio em agosto está associados ao arrefecimento da inflação, que estimula o consumo. "O comércio reflete muito a variação dos preços", afirmou o economista do IBGE Reinaldo Pereira. "Então, uma inflação em desaceleração cria sensibilidade grande por parte do consumidor."

O comportamento dos consumidores está atrelado ao desempenho da inflação. E mesmo com o crédito mais caro, diante do aperto monetário promovido pelo Banco Central que já elevou a taxa básica de juros para 9,5% ao ano, o IBGE avalia que a situação não está estrangulada.

Entre os oito setores analisados pelo IBGE, seis tiveram alta. O destaque ficou com o segmento de equipamento e material para escritório, informática e comunicação, com crescimento de 7,6%.

Também tiveram alta os artigos farmacêuticos, médicos e perfumaria (1,1%), livros, jornais e papelaria (0,9%), móveis e eletrodoméstico (0,8%), supermercados e comércio de alimentos (0,6%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,1%).

Apenas dois setores tiveram queda: tecidos, vestuário e calçados (1%) e combustíveis e lubrificantes (0,7%).
O comércio varejista ampliado, que também considera os setores de veículos e peças e de material de construção, teve um crescimento menor: apenas 0,6%. Os veículos, motos, partes e peças registraram aumento de 2,6% no volume de vendas, enquanto os materiais de construção tiveram alta de 0,8%.

Indicadores do volume de vendas

Atividades      / Taxa de Variação (%)

Comércio Varejista    / 0,9

Equipamentos e material para escritório / 7,6