Home  > Notícias do Varejo  > Comércio de Campinas espera bater recorde em dezembro

Comércio de Campinas espera bater recorde em dezembro

O mês de dezembro deve bater um recorde no comércio varejista campineiro: R$ 2,3 bilhões de faturamento. A expectativa é que as vendas do ano fechem em R$ 12 bilhões

O mês de dezembro deve bater um recorde no comércio varejista campineiro: R$ 2,3 bilhões de faturamento. O volume será o maior do setor para um único mês. Mas o número deve apenas amenizar os resultados de um ano que ficou bem abaixo do esperado pelos lojistas. A estimativa da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) é que as vendas do ano fechem em R$ 12 bilhões. A previsão é de avanço de 4,5% em relação ao ano de 2012. A inflação, a inadimplência, os juros altos e o fraco crescimento econômico do País influenciaram no desempenho do ano. O mês de novembro mostrou que os consumidores devem ficar mais propensos às compras apenas neste mês. Balanço divulgado nesta quinta-feira (6) pela Acic apontou que o movimento ficou estável. No mês, foram registradas 408.345 consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Em igual período do ano passado, a quantidade foi de 404.503 consultas. O avanço ficou em 0,95%.

O faturamento do mês passado atingiu R$ 1,04 bilhão. No ano anterior, o volume foi de R$ 1 bilhão. A entrada da primeira parcela do 13º salário, que ocorreu na sexta-feira passada (29), alavancou as vendas no último final de semana. A expectativa dos lojistas é que o recurso extra, cujo segunda parcela será paga aos trabalhadores até o dia 20 de dezembro, será o combustível para aquecer os negócios. O pico animou muitos comerciantes que vislumbram uma melhora no quadro das vendas, mas os varejistas não acreditam que irão superar o movimento do final de 2012.

Horário ampliado

O comércio de rua de Campinas fica aberto até mais tarde para as vendas de Natal a partir desta segunda-feira, segundo recomendação da Acic. Nos dois primeiros domingos do mês de dezembro (8 e 15), as lojas também abrirão entre 9h e 17h, e no dia 22 de dezembro, das 9h às 20h (veja abaixo os horários de funcionamento do comércio).

06/12 (sexta-feira): das 8h às 22h
07 e 14/12 (sábados): das 8h às 18h