Comércio de Campinas registra saldo negativo de emprego no 1º trimestre

by Luciana Felix | 27/05/2019 17:37

O comércio de Campinas registrou saldo negativo de emprego nos três primeiros meses do ano. Entre os meses de janeiro a março foram admitidos 7.474 contra 7.878 profissionais demitidos, o resultado é um saldo negativo de 404 vagas fechadas no período. Atualmente o comércio da cidade emprega 70 mil trabalhadores. Apesar de negativo, o dado é menor se comparado com o mesmo período de 2018 quando houve nos três meses o fechamento de 587 vagas. Uma amenização de 31%. Os dados são de uma pesquisa feita pela FecomercioSP em parceria com o SindiVarejista de Campinas.

A maior parte das demissões ocorreram nos setores que mais admitiram funcionários temporários no final do ano: setor de vestuário e de supermercados.

“Grande parte das demissões ocorreram no mês de março já que o Carnaval neste ano foi mais tarde. Por isso grande parte das empresas do varejo, postergaram a dispensa, esperaram para março. Muitas vezes isso ocorre até fevereiro, passando o Carnaval”, explicou a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito.

A presidente afirmou também que esse dado é sazonal. “Já esperamos essa tendência negativa no início do ano por conta desse número de dispensa de funcionários terceirizados. Apesar de negativo, este ano as demissões foram mais amenas do que ocorreu no ano passado quando houve um número maior de desligamentos”, disse.

Sanae explicou também que o momento ainda é de cautela para o setor do varejo. “Emprego é investimento. Os empresários ainda estão tomando ações cautelosas de recuperação. Estamos em um processo de reação do mercado de trabalho e do comercio varejista que não cresce de forma ligeira porque ainda vivemos com certo receio em relação a capacidade do país”, analisou.

 


Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias (Newsletter). Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook [1] Instagram[2] e Linkedin[3]

 

Endnotes:
  1. Facebook : https://www.facebook.com/sindivarejistacampinas/
  2. Instagram: https://goo.gl/MZYHBy
  3. Linkedin: https://goo.gl/gr1shr

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/comercio-de-campinas-registra-saldo-negativo-de-emprego-no-1o-trimestre/