Home  > Notícias do Varejo  > Comércio de todo o Estado terá que fechar a partir de sábado, dia 6

Comércio de todo o Estado terá que fechar a partir de sábado, dia 6

A etapa mais rigorosa de restrição de mobilidade urbana e serviços não essenciais fica em vigor até o próximo dia 19

O governador João Doria informou nesta quarta-feira (3) que todos os 645 municípios do estado regridem para a fase vermelha do Plano São Paulo a partir deste sábado (6). A etapa mais rigorosa de restrição de mobilidade urbana e serviços não essenciais fica em vigor até o próximo dia 19 devido ao aumento alarmante de casos, internações e mortes causadas pelo coronavírus. A cidade de Campinas já regrediu ontem de fase e entrou hoje na fase vermelha da restrição com o comércio fechado.

De acordo com o Plano SP, a fase vermelha só permite funcionamento normal de serviços essenciais como indústrias, escolas, bancos, lotéricas, serviços de saúde e de segurança públicos e privados, construção civil, farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, feiras livres, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias, hotelaria e transporte público ou por aplicativo, entre outros.

Já os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e pedidos por telefone ou internet. Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, lojas de rua, concessionárias, escritórios e parques deverão ficar totalmente fechados ao público.


O SindiVarejista lamenta toda a situação trazida pela pandemia e orienta os comerciantes dos setores não essenciais a cumprirem as determinações restritivas para que as atividades econômicas possam ser liberadas o mais breve possível. Também ressalta que o setor essencial continue a cumprir as medidas sanitárias determinadas pela Vigilância Sanitária.

Os serviços essenciais precisam cumprir protocolos sanitários rígidos, como fornecimento de álcool em gel, aferição de temperatura, ventilação de ambientes, controle de fluxo de público e horário diferenciado para abertura e fechamento. O toque de restrição estará em vigor a partir das 20h em todas as regiões do estado, com recomendação para circulação restrita em vias públicas e fiscalização ampliada até as 5h.

As Prefeituras também podem impor medidas ainda mais restritivas devido à gravidade dos indicadores locais de epidemiologia e capacidade hospitalar, como já ocorre em diversos municípios no interior e região metropolitana da capital.

Resumo de atividades permitidas na fase vermelha no link: https://issuu.com/governosp/docs/apresenta__o_planosp_03-03-2021.pptx