Comércio já está com horário ampliado para compras de Natal

by Luciana Felix | 15/12/2015 13:33

Calcadao13deMaio_slide[1]O comércio da região central já está funcionando em horário estendido para as compras de final de ano. O funcionamento passou a ser das 8h às 22h. O horário especial se estende até o próximo dia 23. Na véspera do Natal, ficam abertas até as 19h.

Com a abertura até mais tarde, a estimativa da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) é que o fluxo de público aumente entre 20% a 25% em relação ao movimento em dias normais.

O Horário de Verão é mais um atrativo que ajuda o comércio de rua. Outro fator que deve auxiliar é a instalação da decoração de Natal, que está a cargo de uma empresa contratada pela Prefeitura de Campinas.

Policiamento

A Guarda Municipal (GM) deu início a Operação Natal 2015. A ação acontece na área central de Campinas. A operação, que ocorre até o dia 31, amplia o patrulhamento da corporação, que acompanhará o horário de funcionamento do comércio, estendido nesta época para as compras de final do ano. O reforço no patrulhamento acontecerá até uma hora após o fechamento das lojas para garantir a segurança também no horário de dispersão do público.

Além das rondas a pé e do totem de segurança instalado na Rua Treze de Maio, a população também contará com rondas com motocicletas e viaturas, que circularão em diversos pontos da região. A área também é monitorada pelo Programa Campinas Bem Segura, com os ônibus de monitoramento do Programa Crack é Possível Vencer e com as câmeras da Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp).

No caso de emergências, a GM também pode ser acionado pelo telefone 153.

DICAS DE SEGURANÇA

Com o aumento do fluxo de pessoas na região central, a GM dá algumas dicas de segurança para a população, que também podem auxiliar na prevenção de crimes.

– Celulares: Evite falar ao celular enquanto caminha, pois chama a atenção de possíveis marginais para o aparelho, que pode ser roubado, além de deixar a pessoa que fala ao telefone mais vulnerável. É preciso tomar cuidado;

– Tome cuidado ao falar com estranhos: Ladrões podem fingir precisar de informações apenas para se aproximar das vítimas;

– Bolsas: É preciso estar atentos às bolsas. Elas podem ser alvos de furtos e até mesmo cortadas, para que um ladrão consiga retirar os pertences da vítima. É aconselhável levar a bolsa à frente do corpo sempre a segurando;

– Carteiras: No momento de pagar por algum produto, não deixe a carteira à vista e cuidado para não esquecê-la. Também é importante evitar usar a carteira no bolso de trás da calça, o que facilita a retirada por um criminoso;

– Joias: Evite chamar a atenção com objetos de valor, joias e aparelhos eletrônicos, além de evitar manusear grandes quantias de dinheiro em público;

– Golpes: Desconfie, caso alguém lhe ofereça grandes vantagens financeiras em troca de adiantamento de dinheiro. Pode se tratar de um golpe, mesmo que a pessoa pareça confiável;

– Crianças: É preciso ter atenção especial ao caminhar com crianças em lugares muito movimentados. Elas devem estar sempre de mãos dadas com um adulto responsável que não deve permitir que ela se afaste e ficar atento à aproximação de estranhos;

– Se possível, coloque na mochila ou no bolso da criança uma ficha com o nome dos pais, endereço e telefone para contato, caso ela se perca. Se isso acontecer, entre em contato com a GM pelo telefone ou pelo Totem de segurança da Rua Treze de Maio;

– Ensine a criança a jamais conversar e aceitar presentes, alimentos e carona de estranhos, sob qualquer argumento.

Fonte: Prefeitura de Campinas e Correio Popular

Shoppings

Os shopping centers de Campinas também vão começar a funcionar até mais tarde. O Shopping Center Iguatemi e o Galleria Shopping vão abrir das 10h às 23h a partir do próximo dia 12 até o dia 23.

No Campinas Shopping, o horário especial começa a partir do próximo dia 11, quando as operações vão funcionar das 9h às 22h. Na terça, as lojas vão funcionar das 10h às 22h.

No Parque D. Pedro Shopping, de 12 a 17, o horário será das 10h às 23h (de segunda-feira a sábado) e nos domingos das 12h às 22h. Entre os dias 18 e 23, o centro de compras vai operar das 10h às 24h, com exceção do domingo dia 20, que será das 10h às 22h. Na terça (8), o shopping vai abrir no horário normal das 10h às 22h.

No Parque das Bandeiras Shopping, a partir do dia 12 tem horário especial das 10h às 23h. Na terça, o funcionamento será das 10h às 22h.

No Unimart Shopping, o horário estendido começa em 18 de dezembro e será das 10h às 23h. Na terça,as lojas abrem das 14h às 20h e a praça de alimentação opera das 12h às 22h.

No Shopping Boulevard Prado, a partir de 12 a 23 dezembro, o horário será das 10h às 23h, inclusive aos domingos. No Feriado de Nossa Senhora da Conceição, os comércios vão funcionar das 14h às 20h e a praça de alimentação e lazer das 10h às 22h.

No Shopping Spazio Ouro Verde, de 12 a 18 de dezembro, o horário será das 9h às 22h. Entre os dias 19 e 23, o centro de compras funciona das 9h às 22h (facultativo das 8h e as 23h). No feriado, as lojas abrirão das 12h às 20h e a praça de alimentação das 11h às 22h.

O Jaraguá Conceição vai abrir na véspera do Natal das 9h às 16h. No feriado da padroeira, o centro de compras ficará fechado.

Fonte: Correio Popular

Endnotes:
  1. [Image]: https://sindivarejistacampinas.org.br/wp-content/uploads/2015/12/Calcadao13deMaio_slide.jpg

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/comercio-ja-esta-com-horario-ampliado-para-compras-de-natal-veja-as-dicas/