Comércio varejista registra expansão recorde em 2010, segundo IBGE

by Webmaster | 16/12/2010 11:18

As vendas do comércio varejista acumulam alta recorde de 11,1% para o período de janeiro a outubro e caminham para fechar o ano com o maior crescimento desde 2001, início da série histórica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em outubro, houve avanço de 0,4% nas vendas, na comparação com setembro. Diante de igual período em 2009, a expansão é de 8,8%.

Ante as boas perspectivas para novembro e dezembro, com Natal e pagamento de 13º salário, o ano deve registrar avanço superior a 10% -acima do de 2007 (9,7%), o melhor da história recente.

"A renda real e o emprego em expansão devem garantir um Natal grandioso para o varejo,com alguma perda de brilho para os duráveis de maior valor, mais dependentes de financiamento de prazo maior, que devem sofrer impacto pelas medidas tomadas recentemente pelo BC (Banco Central)", disse a Rosenberg Consultores Associados, em relatório.

Apesar de pressões pontuais nos preços dos alimentos ao longo do ano, o setor de supermercados segue em alta, com avanço acumulado de 9,7% até outubro. A alta do preço dos alimentos, porém, influenciou o resultado do setor, que teve quedas de 0,1% e 0,2%, respectivamente, em setembro e outubro.

O resultado foi minimizado pelo coordenador da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), Reinaldo Pereira. "São pequenas quedas. Não é um sinal de tendência." Como os alimentos são produtos de primeira necessidade, diz, o consumidor vai alterar seu cardápio, se a alta persistir.

As vendas de móveis e eletrodomésticos e de tecidos, vestuário e calçados seguem em alta. Em outubro, subiram, respectivamente, 2,1% e 1,8% ante setembro.

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/comercio-varejista-registra-expansao-recorde-em-2010-segundo-ibge/