Comércio de Campinas volta a eliminar vagas de emprego em julho

by Luciana Felix | 10/09/2019 17:26

O comércio de Campinas voltou a fechar vagas no mês de julho. Foram 97 postos de trabalho formal encerrados, resultado de 2.501 admissões contra 2.598 desligamentos. No mês passado o saldo havia sido positivo com 94 vagas criadas. Já no acumulado do ano, foram 1.428 vagas encerradas no comércio de Campinas.

Se comparado com o mesmo período do ano passado houve uma melhora já que nos primeiros sete meses de 2018 foram fechadas 1.900 vagas no comércio da cidade. O dado é da pesquisa de emrego no varejo do SindiVarejista em parceira com a FecomercioSP.

Em julho os setores que lideraram a diminuição de vagas foram as concessionárias de veículos com 38 vagas cortadas e as lojas de eletrodomésticos e eletrônicos – redução de 182 vagas. Já o melhor resultado é do varejo supermercadista que admitiu 106 pessoas.

Já no período de sete meses do ano os setores que mais demitiram foram as lojas de vestuário, tecido e calçados com o corte de 838 vagas.

Apesar do número alto de demissão, a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, afirmou que é natural que o comércio varejista tenha nos primeiros meses do ano um saldo negativo de postos de trabalho. “Isso ocorreu devido à massiva dispensa, no primeiro trimestre, dos temporários contratados para o Natal”, afirmou.

A presidente também destacou que, ainda assim, temos em 2019 uma situação mais amena que a vista no acumulado dos seis primeiros meses do ano passado. “A inflação baixa, estabilização de endividamento e inadimplência e queda de juros têm dado tons menos pessimistas ao cenário. Tanto que a expectativa para o comércio varejista do município é que no segundo semestre tenhamos saldo positivo, isto é, mais admissões que desligamentos e que este saldo sobreponha as perdas do primeiro semestre”, analisou.

O mercado de trabalho do comércio varejista de Campinas é formado por 69.618 vínculos formais, sendo que os supermercados correspondem por 30% do total de empregos.

 


Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook, [1]Instagram[2]  e Linkedin[3]

Endnotes:
  1. Facebook, : https://www.facebook.com/sindivarejistacampinas/
  2. Instagram: http://instagram.com/sindivarejistacampinas/
  3.  Linkedin: https://www.linkedin.com/company/sindivarejistacampinas/?viewAsMember=true

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/comercio-volta-a-eliminar-vagas-de-emprego-em-julho/