Home  > Notícias do Varejo  > Como motivar uma equipe foi tema de palestra no Sindivarejista

Como motivar uma equipe foi tema de palestra no Sindivarejista

Saber ouvir o funcionário, dando a ele espaço para sugestões, foi uma das dicas transmitidas pelo jornalista Dirceu Pio aos mais de 40 varejistas presentes

Não é apenas aumentando o salário, oferecendo benefícios ou promovendo um funcionário que ele se sentirá motivado dentro da empresa. A motivação vem da combinação do ambiente de trabalho com o regime democrático e participativo, defendeu o jornalista Dirceu Martins Pio, nesta quinta-feira (21/07), na sede do Sindivarejista, durante a palestra ‘Motivação: o Segredo do Sucesso’, que teve a participação de 40 empresários do varejo.

Durante a palestra, o jornalista advertiu que a pressão é um dos fatores que leva um empresário a perder os seus melhores talentos. “Não pode haver nenhuma tensão além da ocasionada pelos ossos do ofício”. O empresário, segundo ele, deve atuar como apoiador e incentivador da equipe ouvindo cada um e abrindo espaço para sugestões, fazendo com que todos participem das decisões da empresa. “A verdadeira motivação vem do sentir-se parte do negócio e de ter a sensação de que a empresa faz sucesso porque ‘eu ajudei’”.

“Vou ficar mais atenta ao tratamento dispensado ao funcionário, porque às vezes, na hora do nervosismo, nós excedemos o tom de voz, e ouvindo a palestra eu percebi que isso não é bom para a motivação do funcionário na empresa”, diz Dalva Lemes, do Supermercado Ademar. Segundo a empresária, a abordagem sobre a fofoca entre os colaboradores também chamou sua atenção. “Existe muita fofoca e isso é muito chato. É muito bom saber como eliminar isso.”

O gerente administrativo das quatro lojas que integram a rede de supermercados Bolachão, Genilson Luiz da Silva, contou que algumas ações de motivação já são aplicadas junto aos 310 funcionários do grupo. “Uma pesquisa interna mostrou que o respeito ficou em primeiro lugar entre os fatores de motivação, já salário e benefícios não foram os mais mencionados”, relata. Genilson disse ainda que a partir de agora, depois de assistir à palestra, vai passar a incentivar a equipe a participar mais das decisões, buscando soluções em conjunto para os problemas apontados pelos próprios funcionários.

Especializado em marketing dirigido aos pequenos empreendimentos e estudioso dos problemas da pequena empresa há 40 anos, Dirceu Pio ainda apresentou alguns exemplos de atitudes que só desmotivam os funcionários. “Dizer ‘sou o dono e quero que isso seja feito desse modo e pronto’ é altamente desmotivador”, citou o jornalista. “Motivadas, as pessoas doam muitas horas a mais para a empresa.”

A palestra, que teve o apoio da TOTVS, fez parte da série de Encontros Gerir – Rodadas de Negociação e Inovação, que propõe a troca de experiências, a construção de novos negócios e a elaboração do conhecimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br

Adriana Menezes e Araceli Avelleda – (19) 3775-5560

adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br