Como vender mais durante a Black Friday

by Luciana Felix | 21/11/2017 12:10

A Black Friday é uma data comercial mundialmente conhecida. Incorporado ao calendário brasileiro, o dia é dedicado a promoções e pode ser ótima oportunidade para as pequenas empresas destacarem-se no mercado.

Nos Estados Unidos, onde teve origem, o evento acontece sempre na sexta-feira que antecede o Dia de Ação de Graças, comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro, e marca o começo da temporada de compras para o Natal.

No Brasil, desde 2010, o comércio aproveita a Black Friday sempre em uma sexta-feira próxima à data norte-americana. Na primeira edição, apenas as lojas virtuais aderiram ao dia. Atualmente, há um estímulo para que todas as lojas nacionais participem da promoção, tanto as físicas como as de e-commerce.

A data pode ser uma grande oportunidade para os pequenos negócios que querem aumentar suas vendas e  prospectar novos clientes. Mas atenção! A participação dos pequenos negócios na Black Friday aumenta a cada ano e por isso há a necessidade de se preparar, reforçar o seu time e ficar de olho na gestão. Quer saber mais e se preparar?

Confira as dicas do Sebrae para aproveitar a data:

 

Foto: Fotos Públicas

Preparação

Para preparar-se bem, observe detalhadamente cada item a ser ofertado. É preciso chamar a atenção do cliente com produtos e preços convidativos. Por exemplo, fique atento a:

Planejamento: o planejamento é importante em qualquer momento empresarial. Em datas especiais como a Black Friday a atenção deve ser redobrada e por isso é importante que o empresário trace um plano de ações da empresa com antecedência (focado em marketing, logística, comercial, estoque e tecnologia) especialmente para esse dia, estimulando a fidelização do cliente.

Equipe: prepare sua equipe e reforce o time se necessário.

Marketing: é necessário divulgar a ocasião com antecedência para os clientes, liberando antecipadamente algumas ofertas.

Atendimento ao cliente: é importante estabelecer canais de relacionamento com o consumidor, por exemplo, e-mail marketing. A ação estimula as compras dos clientes que se interessam por determinado produto ou marca.

Descontos: transparência é fundamental entre empresas e clientes. Divulgue sempre a redução real e o máximo de informações, como preço inicial, final e porcentagem. Clientes antigos (já cadastrados) podem ter uma porcentagem maior de desconto.

Peças-chave: ofereça e destaque os produtos que são desejados, os mais vendidos ou mais procurados. Dessa forma é possível atrair clientes que visitam o site e também ampliar as vendas de outros itens. Ofereça um detalhamento de cada mercadoria, com informações completas e imagens de qualidade.

Logística: trace estratégias e estabeleça parcerias comerciais para entregar os produtos no prazo informado, mesmo com um maior fluxo de vendas. Se o frete for muito alto ou o prazo de entrega for longo, é possível que o cliente desista da compra.

Capacidade: o sistema deve estar preparado para um grande número de acessos, caso contrário o site pode ficar instável e sair do ar, impossibilitando que os consumidores finalizem suas compras.

Suporte: quanto mais ágil for a empresa na hora de entrar em contato com o cliente para sanar as possíveis dúvidas e dificuldades, mais satisfeito ele estará com a marca. Tendo em vista que a Black Friday dura apenas um dia, é importante ter um suporte 24h na data.

Pagamento: ter uma variedade de opções de pagamento, por exemplo, boleto, pay pal e cartões de crédito, além de condições de parcelamento especiais, é um diferencial para o negócio, ainda mais se a empresa efetua transações de tíquete médio mais alto.

Segurança: o cliente deve saber que o site é seguro e as informações fornecidas serão confidenciais.

Pós-venda e fidelização: aproveito o momento para conhecer o seu cliente e fidelizá-lo.  Possibilite excelentes experiências de compras para os seus clientes.

Mais dicas

Os clientes que aproveitam as datas promocionais, em geral, buscam realizar compras há muito tempo desejadas.

Entre os produtos oferecidos pela sua empresa, faça uma pesquisa prévia sobre quais os itens que têm potencial de venda ou que se tornarão atrativos com a proposta de descontos e, por isso, devem ser colocados na promoção.

Analise a margem de lucro e negocie condições especiais com os fornecedores. Se não houver planejamento estrutural, logístico e financeiro, a empresa pode ter prejuízo e este, sem nenhuma dúvida, não é o objetivo. Importante que a loja se prepare para grandes volumes de vendas. O aumento da demanda implica num processo de maior operação da loja, exigindo ainda mais preparado e disposição.

Transparência

A definição dos preços e os descontos não podem ser camuflados. A transparência é fundamental para participar da Black Friday.

Os órgãos de defesa do consumidor, como os Procons, orientam os compradores a pesquisar preços nas lojas onde pretendem fazer as compras promocionais, para que tenham certeza de que os valores não foram alterados antes do desconto.

Fonte: Sebrae[1]

Endnotes:
  1. Sebrae: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-vender-mais-durante-a-black-friday,88c5649bf4fa0510VgnVCM1000004c00210aRCRD

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