COMUNICADO de 31/10/2011 sobre a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho de Indaiatuba

by Webmaster | 31/10/2011 16:41

Em reunião realizada nesta segunda-feira, dia 31/10, em Indaiatuba, o Sindicato dos Empregados no Comércio (Secom) rejeitou a proposta do Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região (Sindivarejista), mesmo depois da aceita&ccccedil;ão de cláusula exigida pelo Secom.

A categoria patronal aceitou em assembleia, realizada na última sexta-feira, a inserção de cláusula de descanso semanal remunerado até o sétimo dia – o seis por um. Mediante a condição de que esta Convenção Coletiva assinada, com validade até 31 de agosto de 2012, seja cumprida enquanto houver negociação (no próximo ano) da convenção seguinte (cláusula esta que já existe para as empresas varejistas de Itu, também de abrangência do Secom). O objetivo desta cláusula é impedir que em 2012 sejam repetidas ações civis contra empresas varejistas da cidade no decorrer da negociação da Convenção Coletiva de Trabalho.

O Secom não aceitou esta condição.

Diante disso, o cenário atual é de que a categoria patronal já concedeu reajuste salarial com aumento real, salários normativos superiores, fixação de condições de trabalho em feriados, adicional de horas extras acima da lei e benefícios sociais maiores do que manda a lei, e, agora, atendendo ao pedido do sindicato profissional, concedeu o requerido por ele, mas o Secom insiste em manter a instabilidade na categoria.

A pauta de reivindicação do Secom está publicada no site do Sindivarejista (WWW.sindivarejistacampinas.org.br).

O Sindivarejista, como representante dos empresários varejistas da região, continuará empenhado na negociação da Convenção Coletiva de Trabalho, em benefício da cidade e do setor, sempre de forma ética e transparente.

Sanae Murayama Saito
Presidente do Sindivarejista de Campinas e Região

COMUNICADO DE 28/10/2011 (sexta-feira)

COMUNICADO DO SINDIVAREJISTA AO COMÉRCIO DE INDAIATUBA

Em continuidade às negociações coletivas para celebrar a Convenção Coletiva de Trabalho, o Sindivarejista de Campinas e Região, sindicato que representa a classe patronal do comércio varejista, informa que JÁ CONCEDEU TODAS AS CONDIÇÕES POSSÍVEIS: REAJUSTE SALARIAL COM AUMENTO REAL, SALÁRIOS NORMATIVOS SUPERIORES, FIXAÇÃO DE CONDIÇÕES DO TRABALHO EM FERIADOS, ADICIONAL DE HORAS-EXTRAS ACIMA DA LEI, ENTRE OUTRAS CONDIÇÕES MAIS BENÉFICAS QUE AS PREVISTAS NA LEGISLAÇÃO VIGENTE.

Acreditamos ser de extrema necessidade a celebração da Convenção Coletiva de Trabalho em benefício do comércio da cidade. Estamos abertos para o agendamento de nova data para celebração da Convenção Coletiva, visto que no último dia 25/10/2011 não houve o comparecimento do representante do Sindicato dos Empregados à reunião previamente marcada entre as duas partes.

Em virtude de termos sido surpreendidos, mais uma vez (no dia seguinte a esta reunião marcada que não ocorreu), por mais uma liminar impetrada pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Itu para o impedimento do trabalho dos comerciários do varejo em Indaiatuba no próximo feriado do dia 02/11/2011, queremos aqui registrar que, na nossa compreensão, o Sindicato dos Empregados não demonstra intenção de entendimento.

Na posição de representante e porta-voz desta categoria patronal, o Sindivarejista norteia as negociações nos princípios da lealdade, boa-fé e transparência, conforme estabelece a nossa legislação.

Queremos impedir que mais uma vez haja prejuízo aos comerciantes locais, ao trabalhador e ao consumidor de Indaiatuba. 

Nesta sexta-feira dia 28/10/2011, realizaremos nova assembleia, às 9h, em Indaiatuba, na sede da Associação dos Contabilistas de Indaiatuba na Av. Eng. Fabio Roberto Barnabé, nº 675, Vila Teller, na cidade de Indaiatuba-SP.

Atenciosamente.

Sanae Murayama Saito
Presidente do Sindivarejista de Campinas e Região

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/comunicado-de-31-10-2011-sobre-a-negociacao-da-convencao-coletiva-de-trabalho-de-indaiatuba/