Conceitos e práticas sustentáveis na Semana do Meio Ambiente

by Webmaster | 01/06/2011 12:17

Contribuir para a formação de cidadãos conscientes ensinando conceitos e práticas do consumo sustentável é o principal objetivo da programação da Semana do Meio Ambiente, entre os dias 7 e 11 de junho, no Shopping Spazio Ouro Verde. Organizado pelo Programa Conexão Social em conjunto com o Sesc Campinas, Senac Campinas e Shopping Spazio, o evento reunirá uma Mostra Coletiva de Fotografia produzida por alunos da Escola Municipal Carmelina de Castro Rinco, peças teatrais, oficinas de arte e sustentabilidade e projeções de curtas sobre meio ambiente com entrada franca para o público.

A exposição de fotografias será um dos principais destaques da programação. O trabalho é resultado de uma caminhada fotográfica promovida pelo Conexão Social Sindivarejista. Durante o percurso pelas ruas do bairro, alunos do 8º e 9º anos registraram as transformações da paisagem provocadas pelas relações de consumo. A grande quantidade de lixo despejada pelas ruas e pelo córrego, moradores limpando um muro pichado e ruas sem asfalto foram algumas das cenas registradas pelos estudantes.

A caminhada integrou uma oficina fotográfica realizada pelo Conexão Social em parceria com o Senac Campinas, por meio do fotógrafo e professor Marcos Peron, e com o CDI Campinas, que cedeu os equipamentos. A atividade propôs despertar nos alunos um novo olhar a partir da produç&atatilde;o fotográfica e, ao mesmo tempo, estimular a adoção e multiplicação de práticas sustentáveis de consumo.

Nos dias 8, 9 e 10, no período da manhã, a oficina ‘História das Coisas que Compramos’, realizada nas escolas Carmelina de Castro Rinco e Professor André Tosello, vai sensibilizar os alunos sobre a produção de determinados produtos, desde as etapas e pessoas envolvidas no processo até chegar nas mãos do consumidor, bem como os impactos causados no meio ambiente.

Após a oficina os estudantes das duas escolas farão uma visita ao supermercado Covabra e à loja de móveis Esplanada, instalados no Spazio, onde os gerentes estarão à disposição para informar e esclarecer todas as dúvidas sobre a produção dos produtos à venda. Encerradas as visitas, os alunos seguirão para o espaço do shopping destinado às atividades da semana, onde cada um produzirá uma história em quadrinhos sobre um determinado produto que mais chamou a atenção durante as visitas.

A programação será encerrada com uma oficina de pipas no sábado à tarde, mas no período da manhã uma peça teatral com os professores Gastão e Poupança ensinará o público a fazer o orçamento familiar.

Veja abaixo a programação completa da Semana do Meio Ambiente no Shopping Spazio Ouro Verde:

Dia7 (terça-feira)
10h às 12h – Lançamento da Mostra Coletiva de Fotografia
14h às 17h – Exibição de vídeos sobre meio ambiente seguida de um bate-papo sobre o tema

Dia 8 (quarta-feira)
10h às 12h – Oficina ‘História das Coisas que Compramos’ com visita monitorada ao comércio local com os alunos das escolas Carmelina de Castro Rinco e Professor André Tosello
14h às 17h – Oficina ‘Cestaria com Jornais e Revistas’
19h30 – Oficina ‘Consumo Sustentável’ destinada aos comerciantes varejistas

Dia 9 (quinta-feira)
10h às 12h – Oficina ‘História das Coisas que Compramos’ com visita monitorada ao comércio local com os alunos das escolas Carmelina de Castro Rinco e Professor André Tosello
14h às 17h – Oficina ‘Montagem de Aquecedor Solar’
19h30 – Exibição de vídeos sobre meio ambiente seguida de um bate-papo sobre o tema

Dia 10 (sexta-feira)
10h às 12h – Oficina ‘História das Coisas que Compramos’ com visita monitorada ao comércio local com os alunos das escolas Carmelina de Castro Rinco e Professor André Tosello

14h às 17h – Oficina ‘Customização de Camisetas’
19h30 – Exibição de vídeos sobre meio ambiente seguida de um bate-papo sobre o tema

Dia 11 (sábado)
11h – Teatro ‘Orçamento Familiar’, com os professores Poupança e Gastão
14h às 17h – Oficina de pipas

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br[1]) 

Adriana Menezes e Araceli Avelleda – (19) 3775-5560

adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br[2]&nnbsp;; araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br[3]

Endnotes:
  1. imprensa@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:imprensa@sindivarejistacampinas.org.br
  2. adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br
  3. araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/conceitos-e-praticas-sustentaveis-na-semana-do-meio-ambiente/