Home  > Notícias do Varejo  > Conexão Social: alunos registram a paisagem do Ouro Verde

Conexão Social: alunos registram a paisagem do Ouro Verde

Durante uma caminhada fotográfica os estudantes puderam observar as transformações causadas pelas relações de consumo

“Eu passo aqui todo dia e nunca tinha visto isso, só paro aqui para pegar acerola”, disse surpreso o aluno Carlos Henrique dos Santos ao descobrir uma horta ao lado da Escola Carmelina de Castro Rinco, na região do Ouro Verde. O garoto fez parte do grupo de alunos do 8º e 9º anos que participou na terça-feira (03/050) de uma caminhada fotográfica promovida pelo Projeto Conexão Social Sindivarejista. Durante o percurso os estudantes registraram as transformações da paisagem do bairro provocadas pelas relações de consumo. 
Renata Santana Lourenço também ficou admirada com tantos detalhes que até então não havia notado.

“Gostei muito, consegui ver detalhes que nunca havia observado antes como as plantas e pegadas no chão, não sabia que na foto elas ficariam bem legais. Pude perceber também os bueiros, o esgoto a céu aberto e muito lixo nas ruas. Eu não reparava que tinha tanto lixo”, queixou-se.  “Isso aqui é que da raiva”, indignou-se o colega João Batista Abreu ao ver a quantidade de lixo despejada no córrego que fica na rua onde ele mora e que, em dias de muita chuva, chega a transbordar alagando as casas próximas.

As transformações causadas por atos de vandalismo como uma casa que teve o muro pichado também foram registradas pelos estudantes. “Acho isso horroroso, é feio ficar pichando a casa dos outros”, criticou Fernanda Santos. O morador do bairro, Devanir da Silva, aprovou a iniciativa do Conexão Social. “Isso já resulta em alguma coisa, acho importante essa consciência”.

A caminhada integrou a oficina fotográfica realizada na Escola Municipal Carmelina de Castro Rinco em parceria com o Senac Campinas, por meio do fotógrafo e professor Marcos Peron, e com o CDI, que cedeu os equipamentos. O objetivo foi despertar nos alunos do 8º e 9º anos um novo olhar a partir da produção fotográfica. As fotos produzidas serão mostradas em uma exposição no Shopping Spazio entre os dias 7 e 11 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente.