Home  > Notícias do Varejo  > Conexão Social lança filme sobre comércio varejista de Indaiatuba

Conexão Social lança filme sobre comércio varejista de Indaiatuba

Estreia aconteceu no Shopping Jaraguá na noite de terça-feira com a presença de 200 pessoas. O documentário conta a história de oito varejistas da cidade

Cerca de 200 pessoas assistiram à estreia do documentário “Memória do Varejo de Indaiatuba”, no Topázio Cinemas, na noite da última terça-feira, dia 14, no Shopping Jaraguá. A exibição do filme que conta a trajetória de vida e de sucesso de varejistas é inédita e causou momentos de emoção e de risos na plateia que lotou a sala de cinema.

Com 45 minutos de duração, o vídeo apresentou relatos de oitos protagonistas que, de uma forma descontraída, contaram suas histórias de vida e também lembraram o progresso da cidade de Indaiatuba. Muitos dos contos dos comerciantes tiraram aplausos das pessoas que assistiram ao documentário e que se identificaram com as narrativas dos personagens reais.

Após a exibição o documentário será exibido para alunos da rede municipal de Indaiatuba. A assessora da Secretaria da Educação de Indaiatuba, Ivana Perini Zoppi, disse que o filme servirá como uma ferramenta fundamental nas escolas. "O vídeo vai ser um instrumento fantástico para despertar nos alunos o interesse pelo trabalho como forma de vencer na vida, porque a mídia mostra tudo muito fácil, sem esforço nenhum, e isso gera uma falta de perspectiva muito grande nos jovens. Mas quando vemos pessoas simples que prosperam com o trabalho é muito bonito. Por isso nós vamos levar a toda a rede pública de ensino de Indaiatuba, inclusive para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)", disse Ivana após a exibição.

A gerente adunta do Sesc Campinas, Vilma de Marchi, se surpreendeu com o filme. “Ficou acima das expectativas. É um importante trabalho de estímulo local e também cultural e histórico da cidade. Muito emocionante e contou uma realidade vivida por essas pessoas.”

A presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, lembrou da importância da presença do comércio em sua comunidade. “O vídeo mostra que além de comerciantes somos responsáveis por todo progresso das comunidades do nosso entorno.” Sanae agradeceu aos parceiros do projeto Sesc e Senac.

O filme

“Antigamente ficávamos parados na praça olhando as meninas que passavam. Quando percebia que tinha chance, íamos conversar. Às vezes dava certo, outras não”, lembrou Antonio da Cunha Penna, do estúdio Silva & Penna. O fotógrafo contou que chegou à cidade aos 12 anos e sabia que queria ser artista, mas não entendia como. “Apaixonei-me pela fotografia e vi que era aquilo que iria fazer. Atravessamos fases difíceis, mas nos firmamos no segmento”. Penna também reuniu um importante acervo da cidade ao resgatar fotos de Indaiatuba com a própria população. “Pedia filmes antigos, em troca revelava e restaurava imagens. Resgatei imagens incríveis do progresso da cidade.” Muitas das imagens foram usadas no documentário.

Outro protagonista foi o comerciante José Celeste Aun, da Casa Feres, um dos estabelecimentos mais antigos do município. Ele destacou a importância do atendimento para a atividade. “O balcão tem muitas histórias para contar. É diferente de tudo. Todo dia é um novo aprendizado. Somos verdadeiros tradutores de sonhos e desejo. Isso é o comércio, e vicia.”

Truques para cativar clientes foram lembrados pelo varejista Carlos Antonio Pistoni, do Supermercado Pistoni. Ele conta que costumava atrair clientes com brindes. “Muitos marcavam a conta e pagavam no final do mês. Para estimular o pagamento dava panelas e canecas de brinde. Muitos vinham mais pela vontade de ganhar do que de pagar a conta.”

Humor e verdade

O dono da loja Büll Variedades, Edgar Büll, contou uma das histórias mais engraçadas do documentário e que recebeu dezenas de aplausos e gargalhadas do público. “Quando comecei vendia chachim de planta. Um dia um cliente me pediu estrume, afirmei que teria no dia seguinte, só que não sabia como. Acabei pegando o dejeto de umas vacas do meu vizinho e vendi para o cliente. Mas depois aquilo me deu uma dor na consciência por vender estrume, mas pensei, afinal ele quer comprar, e aí passou. É o comércio.”

O supermercado Summerbol foi representado pela terceira geração da família. Bruna Bordonal conta que cresceu entre as prateleiras do supermercado e hoje, junto com o pai, busca formas de melhorar ainda mais o estabelecimento. “Aprendi tudo com meus avós e pai. Hoje apostamos na qualidade e no atendimento para sermos diferentes no que fazemos, além de termos um preço competitivo.”

Mário Tempesta Filho contou que desejava abrir algo diferente na cidade. “Vi que uma loja de material elétrico seria o caminho, ainda mais que começava a fase de industrialização da cidade.”

O proprietário da Sapataria São Vicente, Edson Zerbini, contou que de uma fase difícil para a família, com o pai doente, conseguiu visualizar um caminho de progresso para a sapataria do pai. “Fomos abrindo lojas que hoje fazem parte da história do município.”

Para o dono do Topázio Cinemas, Paulo Antonio Lui, o orgulho maior foi trazer os grandes lançamentos do cinema para a cidade. “Antes tinham que ir para Campinas. Aqui temos tudo e saímos ao mesmo tempo das grandes cidades”. Lui conta que antigamente quando o cinema chamava Alvorada costumava dar broncas nas plateias bagunceiras. “Antes mandava parar o filme para brigar com as pessoas que faziam barulho. Achava uma falta de respeito. Agora estou mais calminho”, disse. Outro fato lembrado por ele foi que antigamente para entrar na sessão era necessário vestir paletó. “Tínhamos alguns na entrada para emprestar aos desavisados.”

Produção

A produção do documentário foi possível após a roda de histórias, no mês de abril, formada pelos empresários varejistas que aceitaram o convite do Conexão Social Sindivarejista. No encontro os comerciantes contaram como aprenderam com os pais e avós o of&iiacute;cio do varejo e, com os conhecimentos obtidos, conseguiram ampliar os negócios da família. Hoje, se dizem orgulhosos por contribuírem diretamente para o desenvolvimento do município. Além dos comerciantes, alunos do EJA participaram dos encontros dentro do Programa Conexão Social Sindivarejista.

Assista ao teaser do vídeo documentário: http://youtu.be/t-bf1W60Sko

Assessoria de Imprensa Sindivarejista
Adriana Menezes e Luciana Félix
CONTATOS: (19) 3775-5560. Endereço eletrônico:
imprensa@sindivarejistacampinas.org.br; adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ;  luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br