Home  > Notícias do Varejo  > Conexão Social participa da 2ª Semana da Educação

Conexão Social participa da 2ª Semana da Educação

Com oficinas para educadores na Feac e de fotografia para alunos no Ouro Verde, programa retoma suas atividades; em maio, ele chega a Indaiatuba

 
"É uma questão de cidadania." Foi assim que a professora Sônia Regina Carmona definiu a importância do Consumo Sustentável, tema da oficina para educadores realizada ontem (26/04) pela equipe do Programa Conexão Social Sindivarejista, na sede da Fundação Feac, em Campinas. A atividade fez parte da programação da 2ª Semana da Educação, promovida pelo movimento Compromisso de Campinas pela Educação (CCE) –  www.compromissocampinas.org.br/ – de 25 a 30 de abril. Para Sônia Regina, que é também coordenadora pedagógica da Escola Estadual Prof. Sebastião Ramos Nogueira, no bairro São Bernardo, é preciso levar esta abordagem do consumo sustentável para dentro da escola. Quando viu na programação da Semana da Educação a oficina sobre o tema, ela disse que de imediato fez a inscrição.

"Nós, professores, queremos levar questões que contribuam para a formação dos alunos, por isso também levamos informações sobre alimentação, energia e outros. Consumo sustentável é um tema que queremos abordar, mas ainda há pouca informação sobre isso", diz Sônia, professora há 20 anos.
 
Para o coordenador-executivo do CCE e da Semana da educação, Luiz Eduardo Drouet, o tema é atual, "mas infelizmente ainda está distante da realidade escolar". Ele acredita que o Conexão Social Sindivarejista assume uma importância ainda maior diante deste contexto. "Apostamos que uma oficina como esta contribui para levar adiante a mensagem de sustentabilidade, que vai ser multiplicada pelos educadores nas escolas. O Conexão Social tem toda a credibilidade para isso, pelo trabalho que vem desenvolvendo e que já observamos ser levado muito a sério", afirma Drouet. 
 
A equipe do Conexão Social Sindivarejista – Roberto Goulart Junior, Edna Borges e Cristiano Barbosa – compartilharam com os 17 educadores participantes da oficina um pouco da metodologia e dos conceitos que eles aplicaram nas escolas públicas de Campinas, em 2010, sobre o tema consumo sustentável, a partir da reflexão sobre o orçamento familiar. Das 14h30 às 18h, o grupo realizou na Feac uma série de dinâmicas. Entre um relato e outro sobre compras por impulso e comportamento dos alunos, o grupo manifestou também suas dificuldades nas escolas.
 
A professora Eliana de Oliveira, do Instituto Dom Nery, falou do quanto ainda é difícil encontrar subsídios para abordar o tema com os alunos. "Eu quis fazer a oficina para ver como posso levar isso para as aulas." Heloísa Rios, pedagoga da Feac, também identifica a questão do consumo sustentável como tema relevante, "mas falta conhecimento sobre sustentabilidade". Para a estagiária de pedagogia Patrícia Freire, esta é também uma questão cultural. "Ainda não temos esta cultura."
 
Em sua segunda edição, a Semana da Educação de Campinas, que faz parte do Compromisso Campinas pela Educação, tem o objetivo de mobilizar a sociedade civil para a qualificação do ensino nas escolas públicas. Convidado para participar da programação de 2011, o Conexão Social Sindivarejista realizou uma das 10 atividades propostas pela organização até o dia 30 de abril.
 
Retomando atividades
 
O Conexão Social Sindivarejista também retomou nesta terça-feira (26/04) as ações do Projeto Conexão Social na região do Ouro Verde com uma oficina de fotografia realizada na Escola Municipal Carmelina de Castro Rinco em parceria com o Senac Campinas, por meio do fotógrafo e professor Marcos Peron, e com o CDI, que cedeu os equipamentos. A atividade, desenvolvida com alunos do 9° ano, teve por objetivo despertar nos estudantes um novo olhar a partir da produção fotográfica e ao mesmo tempo estimular a adoção e multiplicação de práticas sustentáveis de consumo.

Durante a oficina, os alunos aprenderam o impacto do consumo na família e no bairro. Na casa de Kaik Gonçalves de Almeida, por exemplo, a compra de um carro resultou em mais gastos com manutenção. A família também passou a sair mais, gerando mais despesas.

Assim como Kaik, Wagner Lopes Laia contou que a compra de mais quatro computadores para a família composta por sete pessoas também transformou os hábitos dentro de casa, que antes contava apenas com um equipamento. Se por um lado trouxe mais comodidade, por outro gerou mais gastos com energia.

Já o estudante João Batista Abreu não teve a oportunidade de usar o computador novo comprado pelo avô em função da enchente que invadiu a sua casa. “As enchentes ocorrem porque as pessoas jogam o lixo na rua”, desabafou a colega Bianca Pereira Rocha.

A atividade com os alunos prossegue amanhã (28/04), com uma aula prática de fotografia coordenada pelo professor Marcos Peron e com a participa&cccedil;ão dos alunos do Tear das Artes. No dia 3 de maio os estudantes seguem para uma caminhada fotográfica pelas ruas do bairro registrando as transformações da paisagem marcadas pelas relações de consumo.

Indaiatuba

O resultado será mostrado em uma exposição montada no Shopping Spazio durante a Semana do Meio Ambiente. Da região do Ouro Verde o Conexão Social seguirá em maio para o município de Indaiatuba.