Home  > Notícias do Varejo  > Conexão Social Sindivarejista é finalista de premiação nacional

Conexão Social Sindivarejista é finalista de premiação nacional

O programa é um dos finalistas na categoria entidade varejista do 6º Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo edição 2012

O Programa Conexão Social Sindivarejista é finalista na categoria entidade varejista do 6º Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo edição 2012, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os finalistas e vencedores do prêmio de âmbito nacional terão seus projetos publicados no Banco de Práticas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo, servindo de exemplo para que outras empresas se espelhem em suas práticas.

O resultado será divulgado no dia 08 de outubro e a cerimônia com a premiação dos vencedores ocorrerá no dia 18, na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP).

Para a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, a indicação para o prêmio é uma confirmação de que o Conexão Social Sindivarejista é um programa de grande valor para a região de Campinas. “Nós nos sentimos mais estimulados e muito felizes pelo reconhecimento do nosso esforço em valorizar aquilo em que acreditamos, que é a educação”, afirma Sanae.

Prêmio nacional

O Sindivarejista concorre na categoria Entidade Varejista. Realizada a cada dois anos desde 2003, a iniciativa do Programa Varejo Sustentável e Base da Pirâmide do GVCev  tem o objetivo de reconhecer e incentivar projetos sustentáveis desenvolvidos por empresas e entidades varejistas de todo o Brasil.

Os primeiros colocados receberão troféu de m&eaceacute;rito e cortesias para participação nos Seminários do Programa Varejo Sustentável e Base da Pirâmide (GVcev) em 2013. Nas cinco edições anteriores, foram recebidos 530 projetos de empresas e entidades varejistas de todas as regiões brasileiras. Em 2010, o Conexão Social Sindivarejista ficou entre os três finalistas na mesma categoria Entidade Varejista.

O programa

O Conexão Social Sindivarejista foi criado em 2006 para buscar a promoção e o desenvolvimento da cultura de gestão para a responsabilidade social e sustentabilidade. Para isso, promove a construção de alianças intersetoriais, com encontros e oficinas aproximando indivíduos, organizações sociais e empresas.

Entre as atividades realizadas no último ano estão a caminhada fotográfica que resultou na exposição das fotografias dos alunos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Indaiatuba, a oficina de stop motion (técnica de animação) feitas com os alunos da rede municipal de Indaiatuba e a produção de livros com estudantes do mesmo município. Os livros serão expostos na feira literária que ocorrerá na cidade em outubro.

Também faz parte do programa a roda de histórias com os varejistas e contadores locais que compartilharam suas experiências, resultando no vídeo documentário ‘Memória do Varejo: Indaiatuba’,  cuja narrativa conta a história da cidade a partir da trajetória de vida de oito comerciantes varejistas.

O filme foi lançado em parceria com Sesc, Senac, GVCev e Secretaria de Educação de Indaiatuba. O documentário está sendo exibido para alunos da rede municipal de Indaiatuba como uma ferramenta fundamental para despertar nos alunos o interesse pelo trabalho como forma de vencer na vida. Para a presidente do Sindivarejista, o vídeo mostra que além de comerciantes somos responsáveis por todo o progresso das comunidades do nosso entorno.

Ele foi exibido pela primeira vez no dia 14 de agosto, no Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá, em Indaiatuba. Outra sessão foi realizada no começo deste mês para alunos da rede Municipal de ensino.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindivarejista Campinas
Adriana Menezes e Luciana Félix