Home  > Notícias do Varejo  > Conexão Social Sindivarejista retoma as atividades em Indaiatuba

Conexão Social Sindivarejista retoma as atividades em Indaiatuba

Desta vez, o Programa vai envolver professores e alunos do EJA na valorização da memória do varejo no município

Durante todo o ano de 2011 o Programa Conexão Social Sindivarejista desenvolveu uma série de atividades com o objetivo de sensibilizar os alunos do Programa Educação para Jovens e Adultos (EJA) de Indaiatuba sobre a importância do consumo sustentável. Agora o Programa retoma as suas ações no município, desta vez com uma nova proposta: valorizar a memória do varejo local.
 
A primeira oficina foi realizada nesta segunda-feira (05/03) com a participação dos educadores das EMEBs Leonel José Vitorino Ribeiro e Professora Áurea Moreira Costa. Além de compartilhar as conquistas de 2011, o encontro teve por objetivo planejar as atividades que farão parte do novo projeto a ser desenvolvido junto aos alunos e professores do Programa Educação para Jovens e Adultos (EJA) ao longo de 2012.
 
Durante o primeiro encontro do ano coordenado por Cristiano Barbosa, que integra a equipe do Conexão Social, os educadores assistiram ao vídeo do relatório de atividades de 2011. Em seguida, eles conheceram o planejamento de ações previstas para esse ano, além de participar de uma roda de história sobre o comércio local.
 
No dia 14 de março o Conexão Social retornará às duas escolas para realizar uma oficina de sensibilização com os alunos do EJA, que assistirão a dois vídeos: o primeiro mostrará as realizações no decorrer de 2011. O segundo vídeo será o documentário Memória do Varejo: Jardim Aeroporto, produzido em 2010 com a participação dos varejistas que fizeram parte da história da região do Ouro Verde, em Campinas, onde o programa foi desenvolvido ao longo daquele ano. “Desta maneira estaremos motivando os estudantes do EJA a participarem das ações com o objetivo de promover a história do comércio em Indaiatuba”, acrescenta o coordenador geral do Conexão Social Sindivarejista, Roberto Goulart Junior.
 
As ações desenvolvidas esse ano resultarão na produção de um livro pelos professores e alunos que será apresentado durante a Feira Literária de Indaiatuba, no mês de outubro, e também na produção de um vídeo documentário com varejistas que fizeram parte da história do varejo no município. “Em 2012 as atividades do Conexão Social sobre consumo sustentável contribuíram para melhorar a qualidade de vida dos alunos envolvidos. Para 2012 estamos propondo um novo desafio, o de contar a história do varejo local, destacando assim a sua importância para o desenvolvimento da cidade”, destaca Sanae Murayama Saito, presidente do Sindivarejista de Campinas e Região.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Araceli Avelleda – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br