Home  > Notícias do Varejo  > Confiança de varejista recua 4% no tri até agosto, segundo FGV

Confiança de varejista recua 4% no tri até agosto, segundo FGV

O dado é comparativo com o mesmo período do ano anterior, 2011

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 4 por cento na média do trimestre concluído em agosto, frente ao mesmo período do ano passado, ao passar de 131,1 para 125,8 pontos, informou nesta terça-feira, 04, a Fundação Getulio Vargas (FGV).
 
No resultado anterior, referente ao período de três meses findos em julho em comparação com igual trimestre de 2011, a FGV havia anunciado queda de 3,4 por cento, aos 125,3 pontos.
 
O setor de Varejo Restrito teve baixa de 4,1 por cento no trimestre findo em agosto na comparação com o mesmo período do ano passado, ante queda de 2,2 por cento em julho.
 
No Varejo Ampliado, setor que inclui veículos, motocicletas, partes e peças, a confiança recuou 4,3 por cento no indicador trimestral até agosto, após ter registrado queda de 3,3 por cento no período de três meses encerrado em julho.
 
A FGV destacou que, pelo terceiro mês consecutivo, as taxas trimestrais na comparação anual do segmento Veículos, motos e peças evoluíram de forma positiva, passando de -4,5 por cento em julho para -3,4 por cento em agosto.
 
Já no Atacado, o índice de confiança caiu 2,9 por cento no trimestre até agosto, depois de perder 3,7 por cento no resultado dos três meses anteriores.
 
Por sua vez, o indicador do estudo que mede a percepção do setor em relação à demanda no momento atual -o Índice de Situação Atual (ISA-COM) médio- registrou 96,7 pontos no trimestre encerrado em agosto, nível inferior ao obtido no mesmo período do ano anterior, de 100,8 pontos. Com isso, nos três meses até agosto, houve queda de 4,1 por cento no quesito.
 
Entre as empresas consultadas, 19,4 por cento avaliaram o nível atual de demanda como forte e 22,7 por cento, como fraca. No mesmo período de 2011, estes percentuais haviam sido de 20,5 e 19,7 por cento, respectivamente.
 
Completando a Sondagem do Comércio, o indicador trimestral do Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 4,0 por cento em agosto na comparação com um ano antes. Em julho, houve queda de 4,2 por cento no mesmo quesito.

Fonte: Reuters