Home  > Notícias do Varejo  > Confiança do comércio caiu 6,8% no 4º trimestre de 2011, aponta FGV

Confiança do comércio caiu 6,8% no 4º trimestre de 2011, aponta FGV

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 6,8% no quarto trimestre de 2011, contra igual período em 2010. O recuo foi mais intenso do que o anterior, referente ao trimestre encerrado em novembro (- 4,5%), segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), que divulgou, nesta terça-feira (10), a Sondagem Conjuntural do Comércio, nova pesquisa da […]

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 6,8% no quarto trimestre de 2011, contra igual período em 2010. O recuo foi mais intenso do que o anterior, referente ao trimestre encerrado em novembro (- 4,5%), segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), que divulgou, nesta terça-feira (10), a Sondagem Conjuntural do Comércio, nova pesquisa da instituição, elaborada em parceria com o Banco Central (BC). "O resultado confirma o momento de desaceleração da atividade do setor comércio", disse a fundação, por meio de nota.

Nos dois indicadores componentes do Icom, o Índice de Situação Atual (Isa-Com) caiu 9,7% no trimestre encerrado em dezembro, contra recuo de 6,5% apurado no trimestre finalizado em novembro. Já o Índice de Expectativas (Ie-Com) caiu 4,6% no quarto trimestre contra queda de 3% no trimestre encerrado em novembro.

No desempenho mensal, os sinais também são negativos. O Icom caiu 6,4% em dezembro de 2011 contra igual mês em 2010, frente à queda de 6% em novembro, no mesmo tipo de comparação. O Isa-Com recuou 10,3% em dezembro do ano passado contra igual mês em ano anterior, contra taxa negativa de 9,5% em novembro de 2011 ante novembro de 2010; e o Ie-Com teve queda de 2,8% no mês passado ante o mesmo mês do ano anterior, frente a um queda de 3,3% em novembro de 2011 em relação a um ano antes.

A pesquisa abrange 17 segmentos do comércio, e inclui varejo e atacado. Este último representa um terço do indicador. De acordo com informações divulgadas pelo BC no lançamento da pesquisa, a sondagem deverá ser incorporada ao conjunto de indicadores analisados pelo Comitê de Política Monetária (Copom) para decidir o patamar da taxa básica de juros (Selic).