Home  > Notícias do Varejo  > Confiança do consumidor cresce em setembro, aponta FGV

Confiança do consumidor cresce em setembro, aponta FGV

Índice subiu 9,9% sobre o mesmo período de 2009

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas (FGV) registrou aumento de 0,7% em setembro, ao passar de 120,9 pontos para 121,7 pontos, com ajuste sazonal. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (21). Em relação a setembro do ano passado, a alta foi de 9,9%.

O Índice da Situação Atual (ISA) registrou aumento de 3,5%, passando de 136,1 pontos em agosto para 140,8 pontos, em setembro, segundo a FGV. Já as perspectivas para os próximos meses são menos otimistas. O Índice de Expectativas (IE) recuou 1,1%, ao passar de 112,8 para 111,6 pontos.

Entre os componentes do ICC, o indicador de satisfação com a situação econômica local foi o que exerceu a maior influência em setembro para a evolução do índice. O indicador teve alta de 6,5% em relação ao mês anterior, atingindo 112,4 pontos, novo recorde histórico pelo sexto mês seguido. A proporção de consumidores que avaliam a situação atual como boa aumentou de 28,1% para 33,6% do total. Já a proporção dos que a consideram ruim passou de 22,6% para 21,2%.

Otimismo
Quanto ao grau de otimismo com a evolução da economia nos próximos meses, o indicador relativo caiu 2,1%. A parcela de consumidores que projetam melhora nos seis meses seguintes recuou de 28,4% para 26,5%. A parcela dos que preveem piora subiu de 10,7% para 11,3%.

Fonte: G1 (http://g1.globo.com)