Confira dicas do Sebrae para as vendas do Dia dos Namorados

by Luciana Felix | 04/06/2018 17:39

O Dia dos Namorados está chegando e neste ano a data acontece às vésperas da Copa do Mundo de futebol. Apesar das duas datas, que são comemorativas, estarem tão próximas, dá sim para o varejista programar ações distintas para os diferentes eventos, ou até para os empresários do comércio mais ousados, aliar as duas datas e faturar. A regra é simples: é só entrar no clima e usar a criatividade.

O SindiVarejista conversou com Silvio Glauco Rosa que é consultor de Negócios do Sebrae Campinas. Ele acredita que as vendas neste ano devem ser mais positivas do que as do ano passado. O consultou também deu algumas dicas de como começar já a entrar no clima de romance.

“O empresário deve avaliar se faz as ações em conjunto ou separado. A ação do Dia dos Namorados é bastante específica, é mais dirigida. Você foca em seus produtos da data e trabalha neles, cria uma atmosfera própria e romântica para a data. Mas também pode juntar o clima de Copa com o romance da data. Pode pendurar, por exemplo, corações em verde e amarelo ao invés dos tradicionais vermelhos”, afirmou.

Porém, o consultor afirmou que é preciso tomar cuidado para não confundir o consumidor. “Por mais que você atrele as duas datas, é preciso deixar bastante clara a sua ação. O Dia dos Namorados é uma data que merece uma promoção especial. Monte kits, tenha opções de presentes dos mais variados tipos e preços. Use a criatividade para montar os kits e neles pode colocar algo que tenha a ver com a Copa do Mundo. Isso chama a atenção, atrai e cria um diferencial para a data que ninguém mais vai ter, vai sair do mesmo. Dê opção de escolha para teu cliente, use a criatividade e não esqueça de fidelizá-lo”, alertou.

Abaixo segue algumas dicas do Sebrae de como vender mais nessa época do ano, confira:

Planejamento e estrutura – Estoques abastecidos, um ambiente atrativo e equipes bem preparadas são essenciais. Procure comercializar as melhores opções de presentes dentro da expectativa do mercado, adequando o mix de produtos e serviços a esse público.

Criatividade – Tente sair dos moldes engessados de vendas, se aproxime do cliente realizando perguntas para identificar necessidades e desejos, com bons argumentos, apresentando opções interessantes e personalizadas ao perfil de cada pessoa. Aproveite que estamos em ritmo de Copa do Mundo.

Aumente o ticket médio – Estimule a equipe de vendas, treinando-os para elevar o ticket médio, faça com que eles ofereçam mais produtos para compor o presente. Além disso, sugira opções com valor agregado maior.

Fidelize o cliente – Quando o cliente fica satisfeito com o atendimento, ele cria uma imagem positiva da empresa e do processo de compra. Isso faz com que ele retorne sempre que necessário. Cliente bem atendido faz boas recomendações, que por sua vez, resultam em novos clientes.

Qualquer que seja o ramo de atividade de seu negócio, o Dia dos Namorados e outras datas comemorativas podem alavancar suas vendas e ajudá-lo a equilibrar suas finanças.


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