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Consultor de Varejo dá dicas estratégicas para turbinar vendas

Para Juarez Leão, presidente da Leão Business Upgrade, consultoria especializada em varejo, é hora de se reinventar e criar condições de compra para restabelecer o consumo.

Nos últimos meses, tudo que se vê de previsões ou resultados para o varejo é ruim. Dados do ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo Mensal) divulgado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Virtual Gate mostram queda de 6,4% no fluxo de pessoas em lojas no primeiro trimestre do ano.

O IBGE acaba de divulgar que 2015 teve o pior fevereiro para o varejo em 12 anos. Diante deste cenário negativo, há que se pensar em estratégias diferenciadas para sobreviver ao momento de dificuldade.

“A hora é de se reinventar e criar condições de compra para restabelecer o consumo”, destaca Juarez Leão, presidente da Leão Business Upgrade, consultoria especializada em Varejo. De acordo com o especialista, nem tudo estáaacute; perdido. Ele dá algumas dicas que podem ajudar comerciantes e varejistas a pensar fora da caixa.

Veja:

Reavalie o negócio do ponto de vista do cliente: Imagine se você fosse o consumidor o que gostaria de encontrar ao entrar no seu ponto de venda.

Redesenhe o seu ponto de venda: Tornar o PDV mais atrativo pode ser uma alternativa bem interessante, principalmente quando de trata de produtos infantis e femininos.

Promoções são sempre uma boa alternativa: Aproveite o momento para girar o estoque. Considere a possibilidade de dar desconto naquele produto que é o sonho de consumo de todos os seus clientes, até porque, em momentos de retração, a procura pelo mais caro será pequena.

Invista em um novo mix de produtos: Varie seu estoque. Tente apresentar sempre alguma novidade. Além de atrair novos clientes, os antigos serão estimulados a novas experiências.

“A verdade é que não existe fórmula pronta e infalível. É neste momento que o empresário vai perceber se conhece mesmo o seu negócio. O que dá certo para um, pode não ter resultado em outro. Neste caso, a saída é uma imersão com o intuito de estabelecer a estratégia que melhor lhe convier”, completa.

Fonte: Falando do Varejo