Contabilistas discutem marketing para o setor com especialista

24 . out . 2012 Imprimir esse Artigo

Contabilistas se reuniram na manhã da última terça-feira, dia 23, para um bate-papo com o professor da PUC-Campinas e autor do livro “Alguma pergunta?”, Armando Rossi, na sede do Sindivarejista, em Campinas. A palestra “Marketing para contadores”, que faz parte do programa Conexão Empresarial lançado pelo sindicato no mês passado, acabou virando uma gostosa conversa entre os presentes e o especialista que apresentou técnicas para atrair e consolidar clientes neste setor tão disputado de prestação de serviço.

Logo no início, Armando deixou claro que gostaria de conversar com os contabilistas para saber quais eram suas maiores dificuldades. “Muita gente pensa que marketing é só divulgação, promoção de produtos e panfletagem. Mas não, deve existir um olhar mais técnico e empresarial”, afirmou.

Para o especialista, fundamental no setor de serviço é acompanhar as ações e o ambiente interno e, observar mais ainda, o externo. “É fundamental estar atento às mudanças, desde legislação, economia e estar sempre em contato com o cliente antecipando as mudanças e alterações para ele. Outra ação extremamente considerável é observar o concorrente. É muito fácil, o cliente que até então era fiel, migrar para o outro lado e você só fica sabendo depois”, afirmou.

O professor apresentou algumas técnicas de aproximação com clientes importantes, uma delas é a criação de um café da manhã para informar qualquer tipo de mudança ou algo novo que será introduzido. “Pode ser que ele não tem tempo, mas é importante ouvir e passar informações. Isso cativa e cria um elo de confiança. O necessário é criar esta estratégia voltada para entender e antecipar o que vem pela frente.” 

Armando afirmou que o contabilista deve fazer promoção de seus serviços utilizando o próprio site da internet. “O diferencial é criar uma página com informações importantes e úteis. Com sistema tira-dúvidas. Pode ser que pessoas se aproveitem disso, mas quando precisarem de um serviço profissional elas irão recorrer ao escritório que a auxiliou de uma maneira fácil e imediata”.

Ele deu exemplos de outras ferramentas que ajudam na comunicação e consolidação de cliente, como a criação de um boletim eletrônico que deve ser encaminhado semanalmente a clientes importantes. “Na internet têm diversos programas gratuitos que ajudam a fazer isso. Os programas também automatizam cartão de aniversário e até mesmo padronizam revista de web.”

O programa

O programa Conexão Empresarial Sindivarejista, inaugurado no final do mês passado, oferece ao empresário do varejo e parceiros uma série de palestras, cursos e consultorias para alavancar seu comércio. Junto com o programa, que é pioneiro na região, foi inaugurado o espaço onde ocorrerão os encontros no 5º andar do prédio da sede do sindicato, no Centro de Campinas. O espaço de 320 metros quadrados foi reformulado para atender as demandas do programa e conta com 12 ambientes, entre eles salas multiuso com tecnologia de ponta que ficarão à disposição dos varejistas.

Fonte: 

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

CATEGORIAS
SindiVarejista