Contribuição Sindical Obrigatória deve ser paga até o dia 31

by Webmaster | 15/01/2013 09:53

O prazo de recolhimento da Contribuição Sindical Obrigatória vence no próximo dia 31 de janeiro, conforme determina o artigo 149 da Constituição Federal. Para quem ainda está em dúvida sobre como calcular o valor, o manual impresso no verso da Contribuição – que foi encaminhado via Correios – contém informações detalhadas sobre a tabela. O valor é calculado de acordo com o capital social da empresa.

O manual também orienta tanto o empresário do varejo quanto o contador como verificar para qual sindicato patronal deve contribuir, já que no início do ano é bastante comum instituições mal intencionadas enviarem boletos cobrando taxas indevidas. É importante identificar exatamente qual o sindicato que o representa, observando sua região e o perfil de seu negócio, especialmente o pequeno empresário que precisa ficar atento a isso.

Dúvidas? clique aqui e veja como fazer

Importância do tributo

A Contribuição Sindical é a principal fonte de custeio das entidades sindicais e é toda revertida em benefícios para os próprios varejistas. Ela é obrigatória a todos os integrantes da categoria representada pelos sindicatos, independente de filiação como associado.

O valor recolhido é fundamental para que o sindicato continue oferecendo aos seus representados os diversos benefícios, entre eles assistência jurídica gratuita, convênio de saúde com valores menores e a realização de cursos, palestras e consultorias gratuitas. 

A Contribuição Obrigatória já gera frutos importantes para o varejista, ano passado o Sindivarejista lançouo Conexão Empresarial com diversas palestras gratuitas e, neste ano, terá um curso de pós-graduação que começa em fevereiro. O curso de Pós-Graduação “Marketing Digital e Negócios Interativos”, dará certificação internacional. O curso tem inicio a partir do próximo mês com aulas no Espaço Conexão Empresarial Sindivarejista, no 5º andar da sede do sindicanto (Centro de Campinas). O tema é um dos mais importantes hoje no varejo. Empresários, gerentes, vendedores, prestadores de serviço e diversos profissionais podem aplicar o conteúdo do curso no dia-a-dia do comércio. Em março, o Sindivarejista prepara uma consultoria para ajudar sua empresa a crescer.

Além de que o Sindivarejista ainda mantém parcerias com a Caixa Econômica Federar e Banco do Brasil que oferece uma linha de crédito especial e diferenciada aos varejistas.

Contribuir fortalece sua categoria empresarial e mantém o sindicato patronal que defende seus direitos e interesses junto aos governos, órgãos públicos e, principalmente, nas negociações coletivas.
 
Contadores e varejistas que tiverem dúvidas sobre como efetuar o pagamento podem obter mais informações no Sindivarejista pelo telefone (19) 3775-5560 ou pelo site:www.sindivarejistacampinas.org.br .

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br[1])
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br[2] ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br[3]

Endnotes:
  1. imprensa@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:imprensa@sindivarejistacampinas.org.br
  2. adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br
  3. luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/contribuicao-sindical-obrigatoria-deve-ser-paga-ate-o-dia-31/