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Crescem as vendas realizadas por meio de celulares e dispositivos móveis

Varejo deve olhar para esse cenário e observar a necessidade de adequar as novas ferramentas de vendas mais usadas pelos consumidores

A tendência cada vez mais se confirma: as vendas realizadas por dispositivos móveis – o mobile commerce – cresceram 10,1% no primeiro semestre de 2015. A perspectiva é chegar a 15% do total das vendas realizadas no comércio eletrônico até o final do ano, além de gerar mais de R$ 6 bilhões em faturamento. Os dados são da 32ª edição do relatório semestral Webshoppers da E-bit/Buscapé, divulgado neste mês.

Com a alta crescente da modalidade, também foi realizada a pesquisa exclusiva “Hábitos de compra mobile”, anexa ao relatório, para mapear esse comportamento e incentivar os varejistas a investirem no m-commerce. Dos 2.204 usuários de internet entrevistados em junho, 83% desses e-consumidores possuem pelo menos um dispositivo móvel para acessar e fazer compras pelas internet, e 72% o acessam várias vezes ao dia. Já a conexão wi-fi (via smartphone ou tablet) é a forma mais comum de acesso para 84% dos participantes.

Do total de entrevistados, 47% declararam ter realizado pelo menos uma compra via smartphone nos últimos seis meses, e 48%, pelo tablet. No geral, houve uma média de quatro compras realizadas dessa forma no período.

Outro dado mostra que, do total de entrevistados, 25% preferem comprar online via computadores ou notebooks por se sentirem mais seguros. Já 30% dos que preferem o tablet declararam usá-lo por praticidade – índice que sobe para 48% no caso dos usuários de smartphones.

“A jornada do consumidor online certamente será impactada de maneira cada vez mais intensa pelos dispositivos móveis. Afinal, eles estão em suas mãos praticamente 100% do tempo”, afirma André Ricardo Dias, diretor executivo da E-bit/Buscapé.

As funcionalidades do mobile também respondem pelo aumento da venda online através de dispositivos móveis, mas dentro de lojas físicas. Aqui, 14% deles afirmaram usar smartphones ou tablets durante o processo de compra. O objetivo é pesquisar preços, produtos e lojas antes de efetivamente fechar a compra. 

Mas, para o varejo, principalmente para os pequenos e-commerces, o grande desafio é a conversão em vendas via mobile. Hoje, apenas um terço das transações acontece dessa forma.
Dificuldades na visualização, em finalizar compras e em digitar o número do cartão de crédito, por exemplo, foram alguns dos impeditivos relatados, aponta André Dias. “Esse deve ser o chamariz para incentivar o investimento pelas empresas do varejo em sites responsivos”, afirma.

Fonte: Diário do Comércio