Home  > Notícias do Varejo  > Curso de Formação de Preço é encerrado com sorteio de e-CNPJ

Curso de Formação de Preço é encerrado com sorteio de e-CNPJ

Curso de dois dias do Sindivarejista e Senac atraiu 15 empresários do varejo que passaram por treinamento intensivo para calcular preços de produtos

Analisar os resultados, com foco em custos, preços e desempenho foi o tema da segunda e última aula do curso de “Formação de Preço” que aconteceu no Espaço Conexão Empresarial Sindivarejista na manhã desta terça-feira (27). O intensivão foi voltado aos empresários do comércio varejista e aconteceu por meio de uma parceria entre o Sindivarejista e o Senac Campinas.

O especialista em finanças e professor do Senac, Carlos Campacci, ministrou o curso que teve duração total de oito horas (dois dias) e reuniu cerca de 15 empresários nos dois dias. A intenção do curso era ajudar o empresário do varejo a potencializar a competitividade de seus negócios com informações para adequar seus preços. Nas aulas foram passadas formas de elaborar um novo preço que cubra os custos e as despesas da forma mais adequada ao mercado local.

“É preciso adequar os produtos, conhece-los para saber se realmente trazem lucratividade. Desenvolvido isso dá para ter uma base e descobrir o que acontece quando a empresa opera no vermelho”, afirmou o especialista.

A última aula foi toda voltada a cálculos para descobrir a rentabilidade dos produtos. Os alunos fizeram exercícios de mark-up utilizando o divisor e multiplicador de preço e venda passado pelo especialista. “Tem aquele produto que só nos dá prejuízo, não tem nenhuma margem de ganho. Porém, é ele que chama o cliente. Então é preciso balancear. Se não ganhar nele, tem que ganhar em outros para poder continuar e bancar aquele que não registra ganhos. Tem que analisar a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio, só assim é possível analisar uma empresa e tira-la do vermelho”, explicou Campacci.

No final do treinamento foi sorteado entre os participantes um e-CNPJ A3 com validade de 3 anos, em cartão, acompanhado da leitora. O casal de empresários Ricardo Teigi Goto e Patrícia Goto, da Fifi Teen Bijuterias e Acessórios, foram os premiados.

“O curso foi muito bom, apesar de ter sido em apenas dois dias. Vi que realmente precisamos mudar muita coisa. Me deu uma outra visão de tudo. Agora é colocar em prática. Infelizmente poderia ter tido esse conhecimento há 7 anos quando começamos, para darmos menos cabeçada. Mas tá valendo e vamos colocar em prática tudo o que aprendemos”, afirmou Patrícia que adiantou que irá usar o e-CNPJ A3 sorteado em uma nova loja que será inaugurada.

“Quando assisti as aulas começou a me dar desespero porque percebi que fazemos tudo errado. Mas agora estou preparado para resolver e colocar em ordem”, desabafou Ricardo.

Aula anterior

Na semana passada quando aconteceu a primeira aula o professor apontou vários assuntos importantes sobre o tema e destacou que o empresário tem que estar atento a tudo o que acontece em seu estabelecimento. “Quanto mais a empresa for profissional, mais cuidadosa será, e com isso terá menos dor de cabeça”, alertou sobre produtos que ficam exposto, principalmente em supermercados, com a data vencida. “Hoje há muitos clientes oportunistas que vão ao supermercado atrás dessas mercadorias, ainda na gôndolas porque sabe que tem o direito de levar de graça. Então fique de olho em tudo. Preço e custo envolve toda essa cadeia”, alertou.
Ele explicou que é necessário remover ou reduzir as características do produto para diminuir custos, além de ser necessário fazer uma seleção objetiva de determinação do preço. “Vai ter que escolher em qual sua empresa se encaixa para isso. Se é para sobrevida dela, maximização do lucro atual ou participação do mercado ou até mesmo liderança de mercado. Tem que ver em qual ela se encaixa”.
“A maioria das empresas não conhece a margem de contribuição dos produtos que tem”, afirmou. Na próxima aula acontecerão exercícios e atividades entre os participantes.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br