Curso tem aula final sobre ‘Desoneração de Folha de Pagamento’

by Webmaster | 24/05/2013 11:25

Cerca de 50 pessoas assistiram a segunda e última aula do curso de extensão “Auditoria Trabalhista e Desonera&cccedil;ão de Folha de Pagamento” do projeto Conexão Empresarial Sindivarejista em parceira com o Instituto Latino Americano para o Desenvolvimento da Educação Ciência e Cultura (Iladec). O encontro aconteceu na manhã da última quinta-feira, dia 23. O tema abordado foi “Desoneração da Folha de Pagamento”, assunto que gera bastante dúvida e necessidade de informação.

O palestrante Cândido Ferreira da Silva Filho, que é bacharel em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, especialista em Auditoria Trabalhista, mestre em Administração e doutor em Ciências Sociais, respondeu muitas perguntas e solucionou algumas dúvidas dos presentes.

“É uma medida governamental voltada para o crescimento da produção: o governo está eliminando a atual contribuição previdenciária sobre a folha e adotando uma nova contribuição sobre a receita bruta das empresas. Tem como objetivo reduzir o custo de produção. Mas ainda é um tema muito complicado. É muito difícil a operação dela e a sua legislação está mudando. É necessário sentar,  tentar entender o que diz e aplicar, mas isso leva tempo”, afirmou o especialista.

Ele explicou que a desoneração se dá por meio da substituição de uma contribuição de 20% sobre a folha de pagamento das empresas, feita ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pela cobrança de uma taxa que varia entre 1% e 2% do faturamento. Ao retirar tributos incidentes sobre os salários dos trabalhadores, o governo quer estimular a geração de empregos no país e melhorar a competitividade das empresas brasileiras. O professor ainda deu exemplos de como fazer a desonera&ccedilccedil;ão.

Na semana passada (16/05) aconteceu a primeira aula do curso que teve duração de dois dias, com oito horas/aula. Também registrou a presença de cerca de 50 pessoas. No primeiro dia a aula abordou a teoria e a prática na elaboração de auditorias, prevenção de riscos e redução de custos em contratos de trabalho, admissões, rescisões, férias e outras situações dessa área.

“Ajudou a esclarecer bastante alguns conceitos, acrescenta sempre ainda mais com assuntos tão difíceis como a Desoneração”, afirmou Antonia Leandro Cardoso auxiliar de departamento do escritório de contabilidade MCA.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br[1])
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br[2] ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br[3]

Endnotes:
  1. imprensa@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:imprensa@sindivarejistacampinas.org.br
  2. adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br
  3. luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/curso-tem-aula-final-sobre-desoneracao-de-folha-de-pagamento/