Home  > Notícias do Varejo  > Departamento Jurídico ganha ação em benefício de ‘pet shop’

Departamento Jurídico ganha ação em benefício de ‘pet shop’

Tribunal Regional Federal (TRF) deu parecer favorável ao sindicato contra cobrança de Conselho Regional de Medicina Veterinária a pet shop

O Tribunal Regional Federal (TRF), da Terceira Região, proferiu no dia 16 de dezembro, em segunda instância, parecer favorável ao Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região (Sindivarejista) em ação contra o Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Em atendimento a um pet shop de Campinas – varejista representado pelo sindicato -, o Departamento Jurídico do Sindivarejista deu entrada com a ação para impedir a cobrança pelo Conselho de Medicina Veterinária de fazer inscrição e manter no estabelecimento um profissional da área. A loja, no entanto, mantém como atividade preponderante o comércio de produtos agropecuários e veterinários, como alimentação animal, medicamentos, ferramentas agrícolas.

De acordo com o advogado Thiago de Oliveira, do Departamento Jurídico do Sindivarejista, a ação recebeu em primeira instância, de um juiz de Campinas, um parecer contrário ao Pet Shop, exigindo o registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária.

No entanto, o Departamento Jurídico recorreu ao TRF, onde o caso é julgado por um colegiado formado por quatro juízes, e recebeu sentença favorável ao Pet Shop. De acordo com Dr. Thiago de Oliveira, ainda cabe recurso. “Mas foi uma decisão muito boa para nossa iniciativa e também para impedir que se abram precedentes. A juíza relatora chegou a citar outras decisões com mesmo caráter. Portanto, o registro no conselho só é necessário se a atividade preponderante for o atendimento médico veterinário. Não é o caso do nosso varejista representado”, explica o advogado.

O resultado da ação foi mais uma vitória do Departamento Jurídico do Sindivarejista em 2010, que teve outros resultados favoráveis à atividade do comércio varejista, como a ação que derrubou a lei do empacotador em Itatiba e a conquista da isenção do pagamento da cota patronal do INSS do funcionário em caso de afastamento por saúde ou sobre o aviso prévio remunerado.