Deputado federal Carlos Sampaio apoia desburocratização para o comércio

by Webmaster | 03/11/2010 11:18

 Reeleito deputado federal para o seu terceiro mandato, Carlos Sampaio é o quarto político a dar entrevista para o site do Sindivarejista de Campinas e Região. Com 145.585 votos, o então promotor de justiça ingressou na política em 1993, quando foi eleito vereador de Campinas pelo PSDB. Em 97 passou a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa até 2003, quando foi eleito deputado federal.
Leia abaixo a entrevista do deputado Carlos Sampaio.

O senhor pretende desenvolver alguma ação para o comércio varejista local?
É preciso esclarecer, primeiro, que as atribuições de um Deputado Federal não nos permitem agir de forma a realizar uma ação que venha a beneficiar, especificamente, o comércio varejista local. Como legislador federal, cabe-nos elaborar leis e trabalhar para criar condições que beneficiem o comércio varejista de todo o país, em razão da importância de se desenvolver a economia nacional para melhoria da qualidade de vida de todos os nossos cidadãos.

Que tipo de investimentos poderiam alavancar ainda mais o setor na região?
Campinas, por ser a principal cidade de nossa região metropolitana, já é uma cidade que possui grande atividade no comércio varejista e, certamente, há muitas ações que podem contribuir para alavancar ainda mais esse setor. Dentre elas, destaco a criação de uma semana do comércio varejista da Regiãatilde;o Metropolitana da Campinas, com forte trabalho publicitário e promoções para atrair consumidores de outras regiões. Destaco, ainda, a necessidade de continuarmos trabalhando no processo de desburocratização das exigências do Poder Público para o exercício do comércio por nossos empresários.

Durante toda a sua trajetória política, o senhor chegou a desenvolver algum projeto de desenvolvimento do setor?
Durante o exercício de meus mandatos, apresentei diversas proposições que, direta ou indiretamente, contribuíram para o desenvolvimento do comércio varejista no Estado de São Paulo e em todo o Brasil. Destaco, nesta oportunidade, duas ações mais recentes. Primeiro, o Projeto de Lei nº 5.992/2009, que isenta os moradores de município que possuem praça de pedágio do pagamento da tarifa, nessas mesmas praças, o que permitirá um deslocamento menos oneroso para os varejistas das cidades da Região Metropolitana de Campinas, contribuindo com o comércio entre as cidades que a compõem. Outra ação foi o enfrentamento que fiz com a empresa de telefonia Telefônica, na Comissão de Defesa do Consumidor, quando solicitei da Anatel, no início de 2009, a intervenção nessa concessionária de serviço público. Embora a intervenção não tenha ocorrido, é certo que, desde então, não mais ocorreu nenhum apagão telefônico ou do serviço de acesso à internet dessa empresa (Speedy), com inegável benefício a todos os empresários e cidadãos do Estado de São Paulo.

Acompanhe a atuação do deputado Carlos Sampaio pelo endereço
 http://depsampaio.blogspot.com/ .Os endereços para e-mail são: carlossampaio@dglnet.com.br[1] / depcarlossampaio@camara.gov.br[2] .

Veja as outras entrevistas da série Perspectivas do Varejo:

Jonas Donizette
https://sindivarejistacampinas.org.br/noticia.php?id=224

Guilherme Campos
https://sindivarejistacampinas.org.br/noticia.php?id=236

Célia Leão
https://sindivarejistacampinas.org.br/noticia.php?id=240

Davi Zaia

https://sindivarejistacampinas.org.br/noticia.php?id=267

 Aline Corrêa

https://sindivarejistacampinas.org.br/noticia.php?id=293

Endnotes:
  1. carlossampaio@dglnet.com.br: mailto:carlossampaio@dglnet.com.br
  2. depcarlossampaio@camara.gov.br: mailto:depcarlossampaio@camara.gov.br

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/deputado-federal-carlos-sampaio-apoia-desburocratizacao-para-o-comercio/