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Dia dos Pais: faturamento do comércio varejista deve subir 6,5% na RMC

Crescimento deve ser menor que em anos anteriores, segundo Acic; projeção é de faturamento de R$ 176 milhões

O faturamento do comércio varejista da RMC (Região Metropolitana de Campinas) no Dia dos Pais, comemorado no dia 12 de agosto, deve crescer menos que nos anos anteriores e atingir o montante de R$ 176 milhões, valor 6,5% superior ao registrado no ano passado, que foi de R$ 165,2 milhões. 

Em 2011 houve crescimento de 7,5% no faturamento, se comparado com 2010. Do total estimado neste ano, R$ 126 milhões devem ser arrecadados pelo comércio de Campinas, o que representa 71,6% do valor total. A estimativa é do Departamento de Economia da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas). “O Dia dos Pais é uma das seis datas que sempre agitam o comércio, com Natal, Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Namorados e Dia das Crianças. Mas com o problema do endividamento, o comércio estima que a procura não será tão grande como em anos anteriores”, explicou o economista da Acic e responsável pelo estudo, Laerte Martins.

Ele orienta o consumidor a comprar à vista para não correr o risco de não conseguir quitar a compra a prazo e se endividar. “É até bom alertar o pessoal a comprar à vista para não se endividar mais e ficar devendo. Parcela da população está sentindo no bolso o endividamento”, completou Martins.

MAIS BUSCADOS

Segundo o economista os produtos mais procurados para presentear os pais são vestuário e calçados, como camisa, gravata e sapato, seguidos por equipamento eletroeletrônicos, entre eles celulares e tablets. O tíquete médio do presente previsto é de R$ 100, pouco mais de 5% superior ao do ano passado, que foi de R$ 95.

“Teremos presentes de valores agregados menores, proporcionalmente, que os anos anteriores”, concluiu Martins.

VALOR SENTIMENTAL

Para o publicitário e consultor de mercado e varejo Carlos Vitorino, os presentes do Dia dos Pais não apresentam valor elevado e são, em sua maioria, produtos com valor sentimental. Apesar disso, ele afirma que as lojas precisam estar preparadas para procuras variadas.

“No Dia dos Pais, estamos acostumados a dar presentes com apelo paterno. Geralmente são camisas, ferramentas ou artigos esportivos que mais são procurados. Mas com a mudança do perfil do público, as lojas precisam ficar atentas para não perder vendas e atender as expectativas desse variado mix de pessoas”, destacou Vitorino.

“É necessário, além de investir no marketing visual, analisar e compreender o consumidor moderno.” 

Fonte: Todo Dia
Reportagem: Bruno Bacchetti