Home  > Notícias do Varejo  > Diante da crise, empresas adotam estratégias para manter capital de giro

Diante da crise, empresas adotam estratégias para manter capital de giro

Especialistas em gestão apontam algumas medidas, como rever custos, planejar promoções e descontos, analisar os investimentos. Confira.

fecomercioA queda no consumo afetou o faturamento das empresas varejistas, que viram seu caixa diminuir, impactando o capital de giro. Esse é o montante necessário para custear as operações, como recursos para financiamento aos clientes (nas vendas a prazo), para manter estoques e pagar os fornecedores, além de impostos, salários, demais custos e despesas operacionais.

Para se ter ideia do recuo na receita dos varejistas, em março as vendas do setor retraíram 2,6% na comparação com mesmo mês de 2015 e 6% no acumulado de 12 meses, de acordo com dados da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Para contornar essa situação e driblar a escassez do caixa, especialistas em gestão apontam algumas medidas, como rever custos, planejar promoções e descontos, analisar qual departamento da empresa deverá receber investimento para alavancar as vendas e prorrogar gastos menos urgentes, entre outros.

A assessoria técnica da FecomercioSP destaca que o primeiro passo, deve ser o controle de caixa, já que é preciso saber o valor recebido dos clientes e o que precisa ser pago. Isso permite ao empresário ver onde pode enxugar algum custo.

Revisão das contas
É hora de examinar os gastos de energia, telefone, internet, além de sistemas e meios de pagamento. Vale também analisar o quadro de funcionários, o planejamento fiscal e renegociar o aluguel do estabelecimento – com a crise, muitos empreendimentos fecham e deixam os imóveis vagos. Com isso, o valor cobrado pelo aluguel tende a cair, alega a assessoria técnica da Federação.

A Center Panos, rede varejista de materiais de artesanato, sentiu a desaceleração das vendas, que recuaram cerca de 20% e precisou enxugar custos para não perder o capital de giro. A companhia cortou em 20% as despesas com energia elétrica e insumos, reduziu o quadro de funcionários e também reviu o planejamento estratégico. A previsão de abertura de 35 novas lojas em 2016 diminuiu para seis.

O CEO da rede, Ricardo Cordão, aguarda a retomada da confiança dos empresários e consumidores e aposta na abertura de franquias para retomar o crescimento. Segundo ele, a rede oferece três formatos, com investimento que varia de R$ 200 mil a R$ 450 mil. Esse valor já considera o capital de giro necessário para o negócio. “Não deixamos o franqueado começar a trabalhar sem ter capital de giro, porque é importante para gerir o negócio no momento em que a empresa ainda não consegue dar o retorno necessário”, observa.

Produtos, descontos e promoções
Além da revisão de custos, outra saída para retomar o capital de giro é “queimar o estoque”, mas sempre levando em conta até que ponto vale a pena reduzir os preços e a margem de lucro a fim de gerar recursos.

Ainda no quesito produtos, o empresário deve averiguar quais vale a pena manter no portfólio. “As empresas devem pensar quais são os 20% de produtos que trazem 80% da receita, o que o cliente está realmente consumindo e melhorar a oferta desses, tirando o que não vende da loja”, aponta Guilherme Mota, diretor da consultoria Naxentia, especializada em gestão de empresas. Só é preciso tomar cuidado para não impactar a qualidade do produto, que às vezes é justamente o diferencial que atrai o cliente ao estabelecimento.

Oferecer parcelamento da compra é também um fator para atrair o consumidor. O empresário apenas deve ficar atento para coordenar o número de parcelas pagas pelo cliente com as que ele paga ao fornecedor. Em outras palavras, se permite que o cliente parcele em dez vezes, mas deve pagar ao fornecedor em três, haverá problemas no fluxo de caixa e isso deve ser evitado.

Fonte: Fecomercio