Dicas: Como fazer uma promoção de vendas de sucesso?

by Luciana Felix | 07/03/2018 14:07

A promoção de vendas é uma ferramenta extremamente útil para diversos objetivos em qualquer negócio. Com essa iniciativa é possível incentivar o seu público a experimentar um produto novo, aumentar o volume de vendas (e, com isso, melhorar o faturamento), atrair novos clientes, movimentar o estoque e promover a fidelização. Para cada uma dessas intenções, uma promoção diferente deve ser utilizada.

Mas é preciso saber conduzir esta ação. A administração mal planejada de uma promoção de vendas pode comprometer o resultado do seu negócio. Como consequência, é possível que a sua marca fique mal falada ou até mesmo que você, ao tentar melhorar as vendas, termine, na verdade, com um estoque além do necessário. Há o risco, ainda, de se complicar com determinações legais e, tão ruim quanto tudo isso, ficar no prejuízo.

Por isso, reunimos algumas orientações bastante úteis e fáceis de serem observadas na hora de pensar em uma promoção de vendas. A nossa proposta é auxiliar você no planejamento de uma campanha como essa e também cuidar com o passo a passo para não errar na gestão dessa iniciativa. É preciso todo cuidado para não acabar tendo problemas!

Até porque, o que se espera no final das contas é garantir resultados positivos para sua empresa, não é verdade? Então, o melhor a se fazer é ficar atento a alguns detalhes básicos para alcançar aquilo que se pretende sem surpresas desagradáveis.

Passo a passo para desenvolver uma boa promoção de vendas

Uma das primeiras preocupações que você deve ter ao decidir desenvolver uma promoção de vendas é atingir exatamente o seu público e estruturar bem como fazer isso. Falar com quem não está interessado no que você tem a oferecer só vai fazer a sua empresa perder tempo e dinheiro investindo em uma iniciativa que não vai surtir efeitos.

Portanto, saiba exatamente com quem você quer falar, como você vai falar com essa pessoa e como você vai acompanhar a eficácia de todas as ações. Em seguida, assegure-se de que a sua promoção não trará prejuízos para o negócio. Caso for necessário desembolsar algum valor para conquistar o seu objetivo, esse investimento precisa ser consciente.

Um exemplo desse investimento consciente é quando você escolhe fazer um sorteio para aumentar as vendas. Neste caso, poderá ser necessário comprar o item a ser sorteado (um eletrodoméstico ou uma viagem, por exemplo). E nem sempre este valor será coberto num primeiro momento. Contudo, a iniciativa pode atrair novos clientes, movimentar o seu estoque, fidelizar quem já compra com você e conquistar novos contatos para vendas futuras.

Enfim, esta é só uma ideia. Mas as possibilidades são inúmeras e o passo a passo para executar cada proposta também é diferente. Para ajudá-lo neste desafio, confira dicas práticas de como elaborar a sua promoção de vendas com qualidade e segurança. Confira:

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/dicas-como-fazer-uma-promocao-de-vendas-de-sucesso/