Dicas práticas de como evitar perdas no varejo

by Luciana Felix | 18/07/2018 13:00

Recentemente em uma pesquisa realizada nos maiores supermercados do país foi registrado um índice de perdas no varejo de 2,26% do faturamento líquido da empresa. Se esse percentual influencia os grandes supermercados imagine o quanto ele é prejudicial ao pequeno varejo. Dessa forma, entender e identificar as perdas na loja é importante para o processo de prevenção.

Inscrições abertas para palestra gratuita “Gestão de Perdas no Varejo”. Saiba mais

Partindo do básico, o que são perdas?
Podemos definir a perda de estoque como a diferença entre o estoque apresentando no sistema e o que realmente está no estoque físico da loja. As perdas podem ocorrer no processo de recebimento de produtos, manuseio, armazenamento, na gôndola, na área de vendas e na frente de caixa. A grande quantidade de produtos, o MIX variado, e a velocidade em que os produtos são movimentados diariamente (alto giro) são as principais causas desses transtornos em seu estoque.

As perdas podem ocorrer em qualquer local da loja, desde o depósito até no momento do consumidor pegar o produto. Portanto é importante entender os tipos de perdas e evitar que aconteçam em sua loja.

Tipos de perdas em supermercados

1. Perdas conhecidas
Essas perdas também são conhecidas como operacionais, pois derivam de erros em processos do dia a dia da loja.

a) Dano causado pela manipulação (quebras): é gerada no momento que algum produto, durante a sua movimentação dentro da loja, sofre alguma avaria de forma que impossibilite a comercialização desse produto.

b) Produto vencido: produto que não é vendido e perde a validade também gera perda, afinal o varejista pagou por ele e não vai conseguir mais vender. Resultado: prejuízo.

c) Deterioração de perecíveis: no varejo muitos produtos são perecíveis, portanto deve existir um controle sistemático de todas as variáveis que podem afetar a qualidade do produto. O controle de pragas e insetos, a qualidade do local onde o produto está armazenado e exposto, e o controle da equipe que manuseia os produtos são processos que devem ser executados para evitar que um produto estrague em seu estoque.

2. Perdas não identificadas

Esse grupo de perdas é caracterizado por danos ao estoque que não podem ser previstos, pois ocorrem casualmente.

a) Furtos: infelizmente, furtos de produtos acontecem, tanto por parte de funcionários mal-intencionados, quanto por supostos clientes. As perdas não identificadas só são apuradas e descobertas por meio de inventários.

Por que é importante evitar perdas?
O processo de prevenção e redução de perdas deve fazer parte da rotina de todas as empresas, pois aplicar processos que diminuam a ocorrência, sai mais barato do que lidar com as consequências desses transtornos em seu estoque e o mais importante: em seu faturamento.

Principais formas de evitar
A prevenção de perdas deve contar com o envolvimento de todas as equipes, então é importante que todos tenham consciência de seu papel nesse processo.

Vamos listar 3 dicas essenciais para a prevenção:

1. Realizar inventário
O principal método de controlar as perdas é realizando inventários em seu estoque, ele será a base de dados para a tomada de decisões, como a implementação de uma equipe de segurança ou a mudança da forma como são movimentados os produtos em sua loja.

2. Usar um software adequado
Usando um software que permita o acesso as informações do estoque você evita que algumas perdas aconteçam em seu estoque. O pedido de compra é um processo que deve ser automatizado ou realizado com apoio do seu software de gestão, pois ele fornecerá dados para estimar a demanda dos produtos, estoque atual, estoque de produtos similares, ajudando para que não sejam comprados produtos acima do necessário.

3. Treinamento dos funcionários
Investir em treinamento para os seus funcionários é essencial para controlar as perdas, seja a equipe de segurança, a equipe de vendas, os repositores e os responsáveis por realizar o controle de estoque, todos precisam de treinamento para que possam realizar o melhor trabalho.

O inventário é sem dúvida o principal aliado do varejista na hora de controlar o estoque, evitar as perdas e controlar as rupturas. Realizar um processo de contagem periódico evita que os incidentes ocorridos no estoque afetem os processos fundamentais, como compra e venda de produtos.  É importante também ter processos automatizados bem definidos e eficientes, um bom software ERP, que ofereça integração entre seus sistemas evitando que problemas operacionais aconteçam.

Outro ponto é treinar sua equipe, com informações sobre a ocorrência de baixas de estoque, ela será capaz de evitar. Estoque é dinheiro! O controle do estoque é fundamental para o sucesso da sua loja. Realize inventários e invista em um processo de prevenção de perdas, só assim você evitará furos no seu faturamento no final do mês.

Fonte: InfoVarejo[1]

SAIBA MAIS: Dia 26/07, o SindiVarejista realiza a palestra GRATUITA “Gestão de Perdas no Varejo”. Saiba mais aqui![2]


Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook [3] Instagram[4] e linkedin[5]

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

Endnotes:
  1. Fonte: InfoVarejo: https://www.infovarejo.com.br/o-que-sao-perdas-e-como-evitar/
  2. SAIBA MAIS: Dia 26/07, o SindiVarejista realiza a palestra GRATUITA “Gestão de Perdas no Varejo”. Saiba mais aqui!: https://sindivarejistacampinas.org.br/conexao-empresarial/inscricoes-abertas-para-palestra-sobre-gestao-de-perdas-no-varejo/
  3. Facebook : https://www.facebook.com/sindivarejistacampinas/
  4. Instagram: https://goo.gl/MZYHBy
  5. linkedin: https://goo.gl/gr1shr

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/dicas-praticas-de-como-evitar-perdas-no-varejo/