Home  > Notícias do Varejo  > Vendas do Dia das Mães devem cair 6% neste ano, aponta Fecomercio

Vendas do Dia das Mães devem cair 6% neste ano, aponta Fecomercio

O setor de lojas de vestuário e calçados, o mais impactado pela data, deve apresentar retração de até 17% em maio na comparação com o mesmo mês de 2015.

ComercioCampinas_0112
Setor de vestuário e calçado será o mais impactado. Foto: Adriano Rosa

O faturamento do varejo paulista em maio, mês do Dia das Mães, deve apresentar queda de 6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. A queda no faturamento deve ser causada pelo cenário desfavorável ao consumo, resultado de taxas de juros elevada, desemprego, queda da rendam, pouca disposição para endividamento e aumento de restrições na oferta de crédito por parte dos bancos e financeiras.

De acordo com dados da Fecomercio, federação ao qual o SindiVarejista está associado, os presentes de valor mais elevado, como, por exemplo, eletrodomésticos e eletrônicos, devem perder espaço na lista dos mais vendidos neste Dia das Mães, dando lugar a itens mais baratos, que comprometam menos o orçamento e não exijam financiamento.

As vendas do segmento de lojas de vestuário e calçados costumam ser, entre os principais setores do varejo, as mais alavancadas pelo Dia das Mães.  Para se ter uma ideia, maio normalmente responde por 10% das receitas do setor no ano, ficando atrás apenas de dezembro. Entretanto, a expectativa é que o faturamento dessas lojas recue cerca de 17% no mês na comparação com o mesmo período de 2015.

Presentes estão mais caros

Apesar do movimento fraco do comércio e das seguidas quedas nas vendas, muitos itens comuns nas listas de presentes para as mães apresentam elevação de preços superior à inflação média acumulada em 12 meses até março (de 9,84% na região metropolitana de são Paulo, segundo o Custo de Vida por Classe Social – CVCS da FecomercioSP).

As maiores altas nos preços ficam por conta das joias (23,8%), computadores (16,2%), televisores (16,1%), bicicletas (14,6%), blusas (13,5%) e lingeries (11,7%).

Alternativas mais em conta

Alguns artigos que sempre marcam presença na lista de pais e filhos nesta data festiva, por outro lado, apresentaram altas de preço inferiores à inflação média. Com isso, aparecem como opções interessantes as sandálias (1,1%), os sapatos femininos (2,1%), as bolsas (6,6%), os perfumes (9%) e os artigos de maquiagem (9,5%).

As bijuterias registraram queda de preços no mesmo período (-3,2%) e podem ser uma boa alternativa de compra para o consumidor, seguidas pelas flores naturais, que registraram aumento médio de preço de apenas 0,8%.

Estoques altos estimulam promoções

De acordo com pesquisa da FecomercioSP, em abril, 41,6% dos empresários entrevistados disseram estar com estoque de mercadorias acima do adequado – o que significa 6,1 pontos porcentuais acima do registrado em abril do ano passado e o maior valor da série história iniciada em junho de 2011. Ou seja, apesar do conservadorismo dos empresários e da redução dos pedidos junto a fornecedores, os estoques do varejo paulistano permanecem elevados, o que, por sua vez, tende a estimular promoções e liquidações para o Dia das Mães e resultar em boas oportunidades de economia para pais e filhos.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br